Notícias

Congresso sobre saúde da mulher reúne especialistas internacionais

Publicada em 16/10/2014 às 07h

Congresso sobre saúde da mulher reúne especialistas internacionais

Profissionais da área de saúde da mulher estarão reunidos em João Pessoa para participar do 2º Congresso Internacional de Saúde da Mulher, que será realizado de quarta (16) a sábado (18) no Espaço Cultural José Lins do Rego. Profissionais e estudantes ainda podem se inscrever para participar do evento, que tem como objetivo promover a educação, capacitação, treinamento e atualização multidisciplinar nas especialidades de ginecologia e obstetrícia. O congresso tem o apoio da Unimed João Pessoa.

O tema central do evento é "A Saúde da Mulher no Século 21". Para discuti-lo, foram convidados renomados especialistas nacionais e internacionais, que farão as palestras que serão realizadas em três auditórios do Espaço Cultural. "Teremos tradução simultânea em alemão e italiano, pois trouxemos especialistas desses países", comentou o presidente do Congresso, o ginecologista Roberto Magliano.

Roberto magliano explicou ainda que serão discutidos temas como reprodução humana assistida, prevenção de câncer de mama e do cólon do útero, parto humanizado (já discutindo as resoluções que a ANS divulgou na última terça-feira (14) para consulta pública), hipertensão na gravidez, emergência obstétrica e transporte pré-hospitalar. "Teremos ainda medicina fetal, vacina HPV, mortalidade materna, pré-eclâmpsia, doenças sexualmente transmissíveis, climatério, sexualidade humana, ética e valorização profissional", lembrou o médico.

Como parte da programação do Congresso Internacional, serão realizados também o 33º Congresso Paraibano de Ginecologia e Obstetrícia, 10º Simpósio Paraibano de Câncer de Mama, CUrso de Escola Brasileira de Mastologia e Simpósio UpToDate NE 2014. "Será, seguramente, o maior evento na área de saúde da mulher em nosso estado. Durante três dias, os profissionais poderão participar de mesas redondas, conferências, oficinas e cursos, além de compartilhar experiências e se atualizar com grandes especialistas", destacou Magliano. O médico destacou também as presenças dos professores Frank Leuwer e Justine Fitzgerald, da Alemanha; Cesare Aragona e Salome Espínola, da Itália; e Victor Junqueira, de Portugal; além de 63 convidados nacionais. "Podemos citar nomes renomados, como o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Carlos Vital; o presidente da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), Etelvino Trindade; além de Nélson Sass, Antônio Moron, José Peraçoli, Eliana Amaral, Genival Veloso, Geraldo Duarte, Agnaldo Lopes, Hugo Maia, Yara Furtado, Angelina Maia e Adriana Campaner", enumerou.

MAIS INFORMAÇÕES

Para participar do Congresso, profissionais e estudantes devem se inscrever pelo site do congresso (clique aqui), onde também podem conferir a programação detalhada. O evento é organizado pela Sociedade Paraibana de Ginecologia e Obstetrícia (Sogopa) e tem o apoio da Unimed João Pessoa, do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), da Escola Brasileira de Mastologia e da Secretaria Estadual de Saúde.