Notícias

Cuidado com o prazo de validade e o armazenamento dos medicamentos

Publicada em 28/02/2018 às 07h

Médica pediatra Lúcia Perrusi alerta para o uso correto dos medicamentos: tratamento adequado Médica pediatra Lúcia Perrusi alerta para o uso correto dos medicamentos: tratamento adequado

Os medicamentos são usados para prevenção, alívio ou cura de sintomas e doenças. Eles são aliados muito importantes para o bem-estar das pessoas. Mas, para que realmente cumpram o papel ao qual estão destinados, alguns cuidados devem ser tomados. 

Respeitar a prescrição médica, ficar atento ao prazo de validade e armazenar a medicação de forma correta são medidas fundamentais para que o remédio faça o efeito que se espera no organismo das pessoas. 

A pediatra Lúcia de Fátima Perrusi, médica cooperada da Unimed João Pessoa, alerta que remédios utilizados para um tipo de patologia, não fazem efeito para outra doença.

“Por isso, o paciente só deve tomar a medicação prescrita pelo seu médico. Por mais que os sintomas sejam parecidos, repetindo a medicação sem a orientação adequada, ele pode prolongar a doença ou mascarar os sintomas”, diz a médica.

Ela reforçou a importância de as pessoas utilizarem adequadamente os medicamentos. "Tomar a medicação no horário correto e na quantidade indicada pelo médico ajuda a fazer efeito mais rápido", ressalta a pediatra.

ESCLAREÇA DÚVIDAS

A farmacêutica do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, Maria do Carmo Felix, selecionou algumas dúvidas frequentes sobre o uso de medicação e as esclareceu. Confira e siga as recomendações:

Como verificar a procedência da medicação?

Veja se a embalagem está intacta, lacrada, com o nome do medicamento bem impresso. As embalagens possuem um espaço para ser raspado com algum material metálico, onde esconde a palavra qualidade e a logomarca da fabricante, escrita com uma tinta que reage com o ar, formando a marca. Para serem comercializados, todos os medicamentos necessitam dessa marca.

Parar de tomar a medicação antes do indicado pelo médico. Isso é correto?

O uso incorreto da medicação pode prejudicar o tratamento ou provocar o agravamento da doença. Não se pode parar de tomar medicamentos por achar que não há efeito. Alguns têm que ser usados por diversos dias, ou mesmo semanas, antes que seus efeitos sejam aparentes. Em caso de dúvida, se sentir algum mal-estar ou efeito inesperado ao utilizar um medicamento, procure seu médico ou consulte o farmacêutico.

Posso usar porta-comprimido?

É recomendado evitar o uso de porta-comprimido, mas caso necessite colocar os medicamentos nesses recipientes, identifique cada divisória com o nome deles e suas validades, para evitar confusão sobre qual deve ou não tomado

Há necessidade de cuidado especial com algum tipo de medicamento?

Medicamentos líquidos e suspensões possuem validade e acondicionamento diferenciados (em temperatura ambiente ou refrigeração) após abertos. Essas informações constam na bula. Já insulinas e vacinas necessitam ser armazenadas em baixa temperatura, para garantir a qualidade. Evite colocar medicamentos próximo de alimentos ou de locais onde haja água. Uma caixa plástica identificada pode servir como proteção. A porta do refrigerador possui variação de temperatura, portanto, não é local apropriado para armazenar remédios.

Posso tomar medicação fora do prazo de validade?

Não. Pois não têm como garantir o efeito desejável do medicamento, podendo ocasionar danos neurológicos, dermatológicos e gastrointestinais, além de outras reações indesejáveis.