Unimed João Pessoa

Notícias

Estimule hábitos de leitura nas crianças nos primeiros anos de vida

A- A+
Publicada em 13/04/2017 às 09h00
É importante ter em casa diferentes tipos de materiais de leitura voltados ao público infantilÉ importante ter em casa diferentes tipos de materiais de leitura voltados ao público infantil

Uma casa repleta de materiais para ler é uma boa maneira de estimular as crianças a se tornarem entusiastas da leitura. O incentivo pode começar ainda nos primeiros meses de vida do bebê, embora ele não entenda tudo o que está sendo dito, ouvir histórias ajuda para que ela construa sua rede de vocábulos e também é um convite para o bebê olhar, apontar, tocar e responder a perguntas. Esses estímulos promovem o desenvolvimento social e as habilidades de pensamento.

Os pré-escolares costumam apreciar livros de rimas e com ensinamentos sobre o alfabeto. Já as crianças que estão nos primeiros anos da escola podem se interessar por ficção, não-ficção, poesia e dicionários. Por isso vale a pena ter em casa diferentes tipos de materiais de leitura voltados ao público infantil, como livros, revistas, livros em áudio, cartas de amigos e familiares, gibis, álbuns de recortes e caça-palavras. Abaixo elencamos três outras formas de despertar o interesse pela leitura.

DICAS

1) Crie um lugar especial de leitura
Conforme a criança for crescendo, mantenha livros e revistas apropriados para a idade em prateleiras de fácil alcance, mantenha-as organizadas e ensina a criança a fazer o mesmo. Outra boa estratégia é colocar uma cesta cheia de livros e revistas ao lado dos lugares favoritos onde a criança costuma sentar-se para brincar.

2) Mantenha o ambiente de leitura atraente
Certifique-se de que o espaço de leitura tem boa iluminação. Mude os materiais frequentemente - adicione livros, mude as revistas de posição, inclua materiais que tenham relação com os interesses da criança ou com o conteúdo estudado na escola. Decore o ambiente com trabalhos artísticos da criança.

3) Incentive a criação de materiais
Deixe disponíveis materiais como lápis, canetas de colorir, giz de cera, cola e folhas em branco para que a criança produza seus livros, cartas, cartazes e colagens. As crianças costumam gostar de ler coisas que eles próprios escreveram e compartilhar as criações com a família e amigos.

Com informações da Unimed do Brasil