Notícias

Exercícios físicos contínuos minimizam efeitos da menopausa

Publicada em 22/02/2017 às 07h

Fazer atividade física contribui para reduzir o ganho de peso e o aparecimento de doenças Fazer atividade física contribui para reduzir o ganho de peso e o aparecimento de doenças

É por volta dos 40 anos de idade que muitas mulheres passam a sentir os efeitos da menopausa, período em que há diminuição da produção dos hormônios sexuais produzidos pelos ovários. No entanto, exercitar-se regularmente pode minimizar complicações de saúde associadas a esse período.

Durante e depois da menopausa as mulheres tendem a perder massa muscular e acumular gordura abdominal. Além disso, a queda na produção do hormônio estrógeno aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Praticar atividade física regularmente e prezar por alimentar-se de forma saudável contribui para prevenir o ganho de peso e o aparecimento de doenças crônicas não transmissíveis, como as cardiovasculares.

FORTALECER OS OSSOS

O declínio na produção de estrógeno também está ligado à osteoporose. Os exercícios físicos podem contribuir para retardar a perda óssea, reduzindo o risco de fraturas.

MELHORAR SAÚDE MENTAL

Adultos fisicamente ativos têm menor predisposição para desenvolver depressão. A prática de exercícios também contribui para evitar o declínio cognitivo.

O Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos (United States Department of Health and Human Services) recomenda a prática de atividade aeróbica moderada pelo menos 150 minutos (2h30) por semana, ou atividade aeróbica de alta intensidade pelo menos 75 minutos por semana. Além disso, é aconselhável praticar duas vezes na semana exercícios de força. Abaixo elencamos diversas sugestões de atividades físicas recomendadas pela Mayo Clinic. Confira:

Com informações da Unimed do Brasil