Notícias

Internação domiciliar proporciona humanização no atendimento

Publicada em 19/12/2014 às 11h

Familiares e cuidadores poderão tirar dúvidas e trocar experiências durante encontro Familiares e cuidadores poderão tirar dúvidas e trocar experiências durante encontro

Proporcionar mais humanização no atendimento por meio de uma internação domiciliar. Esse é um dos objetivos do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) da Unimed JP, implantado em junho de 2009. Entre as vantagens da internação domiciliar estão: um maior contato do paciente com a família e o ambiente ao qual está acostumado e a diminuição de risco de infecções hospitalares.

O SAD oferece uma assistência diferenciada aos pacientes com dificuldade de locomoção - por deficiência física ou cerebral -, devido a enfermidades crônicas e degenerativas, como tumores em fase avançada, mal de Alzheimer, acidentes vasculares, traumatismos, diabetes, insuficiência respiratória e doenças cardíacas compensadas. Pelo menos, 90% têm mais de 60 anos.

Uma variedade de procedimentos - como curativos, aplicações de medicamentos e consultas especiais - faz parte dos serviços prestados. A cama hospitalar, a coleta de exames em casa, oxigênio e diversos outros materiais também são custeados pela Unimed JP.

A equipe do programa é formada por oito médicos, cinco enfermeiros, técnico de enfermagem, três assistentes sociais, duas psicólogas, três nutricionistas, cinco fonoaudiólogos, doze fisioterapeutas e um farmacêutico.

Graças ao Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), a estudante e funcionária pública Ana Carolina Cavalcante de Oliveira, de 34 anos, consegue conciliar a jornada de trabalho e estudo com os cuidados à sua avó, Argentina Barbosa de Oliveira, 93 anos. Após uma cirurgia para retirada de um câncer, a aposentada ficou sem conseguir se locomover.

"O serviço que a Unimed oferece através do SAD é excelente. O atendimento é espetacular, prestado por uma equipe completa com médico, enfermeiro, fisioterapeuta , fonoaudióloga e nos auxilia bastante para prestar uma boa assistência à ela [sua avó]", afirmou.

Assim com Alice Carvalho, outras 372 pessoas são assistidas no conforto da própria casa. O atendimento é prestado por uma equipe multidisciplinar que atua nos níveis da medicina preventiva, terapêutica e reabilitadora. A equipe realiza procedimentos médicos, de enfermagem, fisioterapêuticos, psicológicos e de assistência social, entre outros necessários ao cuidado integral dos pacientes em seu domicílio, desde o momento em que são inseridos no programa até a cura ou controle da doença.

Todos os clientes da Unimed JP têm direto ao Serviço de Atendimento Domiciliar. Para tanto, é necessário, primeiro, enviar a requisição de um médico especialista ao SAD. Em seguida, uma equipe do SAD realiza uma avaliação para detectar a necessidade de atendimento domiciliar e, em caso positivo, inicia o tratamento em casa.

O SAD funciona na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 401, Torre, quase em frente à Sede da Unimed JP.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2106-0415.

ENCONTRO DE CUIDADORES

O Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) da Unimed JP realizará, nesta sábado (20), o 6º Encontro de Cuidadores e Familiares, no Hotel Ouro Branco, das 8h às 12h. O encontro será um momento de confraternização e possibilitará a troca de experiências dos familiares de pacientes com profissionais da saúde e entre eles próprios.

A expectativa é que cerca de 150 pessoas, entre cuidadores e familiares de pacientes do SAD participem do evento. Durante o encontro será abordado o tema "Cuidando do cuidador: as emoções da pessoa que cuida". Após as apresentações, o público poderá interagir e fazer perguntas.

O Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) da Unimed JP foi implantado em 2009. Ele tem como finalidade oferecer uma assistência diferenciada aos pacientes portadores de doenças crônicas, com incapacidade temporária ou definitiva, sem que precisem ficar internados em hospital, distantes da família.

Para saber mais sobre o SAD, clique aqui.