Notícias

Paciente com câncer tem direito a benefícios que ajudam repor renda

Publicada em 21/10/2014 às 07h

Mastologista Débora Cavalcanti, médica cooperada da Unimed JP: alerta sobre os direitos dos pacientes com câncer Mastologista Débora Cavalcanti, médica cooperada da Unimed JP: alerta sobre os direitos dos pacientes com câncer

Tratar um câncer, muitas vezes, é um processo demorado. A pessoa precisa se afastar do trabalho e, por conta disso, sofre perda de renda. E isso ocorre em um momento em que mais se precisa. Apesar do custo do tratamento ser arcado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou pelo sistema complementar, a pessoa precisa de recursos financeiros para se manter. O que muita gente não sabe é que existem leis que beneficiam os portadores de câncer.

Esse assunto foi abordado pela mastologista Débora Cavalcanti, médica cooperada da Unimed João Pessoa, na edição de domingo (19) da Coluna Saúde. O tema foi escolhido por causa da realização do Outubro Rosa, movimento que ocorre durante esse mês em todo o mundo com a finalidade de alertar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Débora Cavalcanti informou que um desses benefícios é o auxílio-doença, concedido a todo portador de câncer, independentemente do tempo de contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Já o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) pode ser sacado na fase sintomática da doença. Atenção: o saque também pode ser feito pelo trabalhador que tenha um dependente portador de câncer. Caso possua saldo, o paciente também pode fazer o saque do PIS/Pasep.

A mastologista lembrou que outro benefício a que o portador tem direito é a isenção do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) relativo aos rendimentos de aposentadoria, reforma e pensão.

APOIO EMOCIONAL

"Esses benefícios ajudam aos pacientes na questão econômica, mas é indispensável o apoio dos familiares e amigos para a sua recuperação", disse Débora Cavalcanti. Ela informou que estudos mostraram que pacientes com equilíbrio emocional têm melhor resposta ao tratamento. "Também é fundamental ter assistência de uma boa equipe multidisciplinar e multiprofissional para o sucesso", complementou.

A mastologista lembrou, ainda, a importância do diagnóstico precoce no tratamento do câncer de mama. "Não poderia deixar de alertar as mulheres sobre a importância da realização de mamografia anualmente a partir dos quarenta anos, pois é a nossa maior arma contra o câncer de mama que, se diagnosticado precocemente e tratado adequadamente, pode ser curado", afirmou.

PUBLICAÇÃO

A Coluna Saúde é publicada pela Unimed João Pessoa, aos domingos, no Correio da Paraíba e no Jornal da Paraíba. Para ler o informativo completo, clique aqui.

Os artigos publicados na coluna também são disponibilizados no Portal Unimed JP. Clique aqui para ler, na íntegra, o artigo "Direitos da paciente com câncer de mama", escrito pela mastologista Débora Cavalcanti.

LEIA TAMBÉM

Veja atitudes para diagnóstico precoce do câncer de mama

Unimed JP adere mais uma vez ao Outubro Rosa e ilumina prédios