Notícias

Programa contribui para tornar maternidade ainda mais especial

Publicada em 19/09/2014 às 07h

Mães e acompanhantes recebem orientações de profisisonais sobre cuidados com o bebê Mães e acompanhantes recebem orientações de profisisonais sobre cuidados com o bebê

Um momento único na vida de uma mulher. A preparação para a chegada de um bebê traz muitas expectativas, alegrias e, algumas vezes, insegurança. Foi assim com a funcionária pública Andréa Soares Formiga, 40 anos, que há quatro meses deu à luz o pequeno Luca.

Uma das principais dúvidas dessa "mãe de primeira viagem" era se conseguiria dar conta dos cuidados com o recém-nascido. Para se preparar melhor, a cliente da Unimed João Pessoa participou do Grupo de Educação em Saúde Materno-Infantil, uma das iniciativas do Setor de Promoção da Saúde.

"Participar do grupo da Unimed JP, desde os três meses de gestação, foi fundamental para me sentir segura e saber o que fazer nas diferentes situações. É comum aparecer muita gente dar palpite sobre vários aspectos, mas com as orientações que recebi, sei a melhor forma de cuidar do meu bebê", enfatizou.

No Grupo de Educação em Saúde Materno-Infantil, totalmente gratuito e voltado para as clientes grávidas, a equipe do Setor de Promoção da Saúde da Unimed JP orienta as futuras mães durante as diversas fases da gravidez. Em reuniões de grupo, é mostrada a melhor forma de dar banho no bebê, como resolver possíveis problemas na amamentação, como preparar papinhas, entre outros assuntos.

Depois da chegada do bebê, as mãe são convidadas para participar do "Cheguei, mamãe", um encontro com as pessoas que participaram do grupo, para que elas possam esclarecer dúvida e compartilhar com as outras a experiência da maternidade.

Mais de cem clientes já participaram deste que é o Grupo de Educação em Saúde da Unimed JP mais recente. Além desse, a Unimed JP possuiu um trabalho de Promoção da Saúde voltado para quem quer perder peso (Grupo de Educação em Saúde para Equilíbrio do Peso), ou manter o diabetes sob controle (Grupo de Educação em Saúde em Diabetes).

Apesar de o alvo principal ser as mulheres, os homens também têm espaço garantido no grupo. Na oficina do "casal grávido", eles aprendem como ajudar as esposas durante a gravidez e, depois do bebê nascido, como poderão ser úteis em atividades do dia a dia. Dessa forma, participarão mais ativamente dessa importante fase da vida de toda a família.

As atividades do Grupo de Educação em Saúde são realizadas no Viver Melhor - Espaço de Saúde e Bem-Estar, no Bairro dos Estados. O local, que completou um ano de funcionamento no dia 28 de agosto, dispõe de toda a estrutura necessária para o trabalho do grupo. Confira as fotos do Viver Melhor, clique aqui.

FASES

O GES Materno-Infantil é dividido em três fases. Cada etapa inclui dois encontros, que são coordenados por uma equipe interdisciplinar Ao final de cada fase, é realizada uma oficina para o casal.

As três fases são independentes, portanto a mulher não precisa participar de todas. Mas, quanto maior a participação, melhores serão os resultados. Confira quais são as fases:

- Grupo Jasmim: Voltado para as mulheres que estiverem no primeiro período da gestação, que compreende entre 4 e 12 semanas, ou seja, até três meses.

- Grupo Lírio: As mulheres que estiverem no período entre 16 e 24 semanas da gestação (dos três aos seis meses) podem participar do Grupo Lírio.

- Grupo Rosa: Esta é a última fase do GES Materno-Infantil, voltada para as mulheres entre 28 e 40 semanas de gestação (dos sete meses até o nascimento do bebê).

INSCRIÇÕES

A Unimed João Pessoa está inscrevendo clientes que estejam no primeiro trimestre da gravidez para participar do próximo Grupo de Educação em Saúde do próximo Grupo de educação em Saúde Materno-Infantil, que será iniciado no dia 7 de outubro.

As inscrições podem ser feitas on line, na seção do Espaço Viver Melhor, no Portal Unimed JP (clique aqui). Todo o mês a Promoção da Saúde abre uma nova turma para o programa.

Os clientes também podem se inscrever pelos telefones 3506-8600 e 3506-8700 ou através do e-mail [email protected]. Outra opção é comparecer, pessoalmente, ao Espaço Viver Melhor, que fica na Avenida Piauí, 445, no Bairro dos Estados. Todas as atividades de promoção da saúde são realizadas no Viver Melhor.

LEIA TAMBÉM:

Clientes contam como grupo auxilia no controle do diabetes

Grupo de Educação em Saúde ajuda clientes a perder e manter peso

Espaço Viver Melhor completa um ano de funcionamento nesta sexta