Notícias

Projeto possibilita permanência de acompanhante até 12 horas na UTI

Publicada em 24/10/2017 às 09h

Presença familiar pode ser importante na recuperação dos pacientes: apoio emocional Presença familiar pode ser importante na recuperação dos pacientes: apoio emocional

Melhorar a qualidade de vida do paciente e de seus familiares durante o tratamento. Isso faz parte do processo de humanização no atendimento. Buscando sempre esse cuidado, está em implantação no Hospital Alberto Urquiza Wanderley mais uma medida que visa reduzir o estresse, dar conforto, tranquilidade e segurança ao paciente internado em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Trata-se do projeto UTI Visitas.

O projeto possibilita que o paciente esteja acompanhado de um familiar por até 12 horas por dia. Para isso, é necessário que a pessoa passe por orientações e que o quadro clínico do paciente seja favorável. Hoje, as visitas nas UTIs acontecem duas vezes por dia, com o tempo de meia hora cada. A iniciativa está sendo feita em parceria com o Ministério da Saúde e o Hospital Moinho de Ventos, pioneiro nesse modelo de visitação.

RESULTADOS 

Nesta fase de implementação, o Alberto Urquiza está fazendo estudos para avaliar a eficácia e a segurança do modelo de visita ampliada, aplicando o projeto para alguns pacientes. Serão analisados 25 pacientes internados em UTIs. Ao final, o hospital montará o próprio protocolo, baseado na experiência adquirida, e também, nas diretrizes e orientações do Ministério da Saúde. O trabalho envolve toda a equipe multiprofissional.

Iniciada em setembro, a implantação do projeto já está dando resultados. Além de permitir um maior tempo de contato do paciente com seu familiar, foi observado um impacto positivo nos desfechos clínicos. Estudos mostram que houve uma diminuição da incidência de delírios nos pacientes, e mais segurança tanto deles quanto dos familiares envolvidos, que puderam acompanhar de perto a evolução do tratamento.

Na prática, é como se a visita ampliada fosse uma medicação. É avaliado se o paciente precisa dela e se isso vai trazer benefício para ele. Proporcionar bem-estar e segurança ao paciente é uma forma de aumentar a sua imunidade. E a presença de um familiar na unidade pode fazer com que ele se recupera mais rápido, reduzindo o tempo de internação.

COMO FUNCIONA

A visita ampliada funciona da seguinte forma: até dois familiares por paciente podem se habilitar a permanecer no local por até 12 horas por dia. Eles deverão, obrigatoriamente, passar por uma capacitação em boas práticas na visita ao paciente internado na UTI.

Esta reunião ocorre diariamente nas unidades participantes do projeto. Para saber mais sobre a visita ampliada, a pessoa deve se informar sobre horários na recepção da UTI na qual seu familiar está internado.

BENEFÍCIOS 

O maior tempo de contato do paciente com seus familiares próximos em um momento de fragilidade possui diversos benefícios. Veja quais:

Para os pacientes

  • Reduzir o medo, estresse e ansiedade;
  • Permitir um maior entendimento sobre sua saúde (o familiar pode contribuir para esclarecer o paciente sobre seu estado clínico);
  • Melhorar a compreensão do paciente por parte da equipe da UTI (o familiar pode auxiliar a equipe a entender melhor o paciente).

Para os familiares

  • Reduzir o medo, estresse e ansiedade;
  • Permitir maior entendimento sobre o estado de saúde do seu familiar internado.

Como o acompanhante pode ajudar

  • Auxiliar a equipe de profissionais da UTI a entender melhor o paciente;
  • Ajudar o paciente a compreender as informações sobre o estado de sua saúde;
  • Contribuir para reforço da aderência do paciente ao tratamento;
  • Participar de medidas voltadas para reorientação do paciente;
  • Auxiliar a reduzir a ansiedade, o medo e a dor do paciente.

*Fonte: www.utivisitas.com.br