Notícias

Saiba quais os cuidados que as mães devem ter durante a amamentação

Publicada em 30/08/2017 às 07h

Muitos alimentos ingeridos pela mães passa pelo leite materno para a criança: orientações Muitos alimentos ingeridos pela mães passa pelo leite materno para a criança: orientações

Aumentar a ingestão de líquidos, alimentar-se adequadamente, evitar determinados medicamentos e banir cigarros e drogas ilícitas são alguns dos cuidados que as mães devem ter quando estão amamentando. Isto porque algumas substâncias dos alimentos podem passar para o leite materno e prejudicar ou proporcionar benefícios para a saúde do bebê.

A seguir, veja quais os cuidados principais que a mãe que amamenta deve ter com a alimentação. Confira abaixa quais são eles:

Durante o período de amamentação as mulheres devem ingerir mais líquidos

Beba água sempre que sentir sede, quando tiver a sensação de boca seca e quando perceber que sua urina está com coloração mais escura que o habitual (urina concentrada indica que o organismo pode estar necessitando de mais líquidos). Mantenha sempre perto de você uma garrafa pequena de água mineral.

 

Mulheres que amamentam também precisam comer mais

As necessidades alimentares variam com o peso, altura, idade e intensidade de atividade física que fazemos. Durante o período de amamentação, a atividade metabólica da mulher aumenta com a produção do leite e com os cuidados contínuos com o seu filho, por essa razão, precisa ingerir mais calorias e nutrientes diariamente.

 

Sobre suplementação de vitaminas e outros nutrientes

A recomendação é conversar com o seu médico a respeito disso. Algumas mulheres necessitam de suplementação de ferro para a prevenção de anemia. Quando, por exemplo, a alimentação inclui produtos à base de leite, carne, frango e peixe, normalmente, não há necessidade de suplementos vitamínicos, caso contrário, a suplementação de vitamina B12 pode ser indicada.  A vitamina D favorece a absorção intestinal do cálcio contido nos alimentos que ingerimos. São alimentos ricos em vitamina D: as carnes, frutos do mar, salmão, sardinha e mariscos, além de ovo, leite, fígado, queijos e cogumelos.

 

A ser evitado...

Álcool. Cerca de duas horas após a mãe tomar uma bebida alcoólica, a criança amamentada já pode estar sentindo seus efeitos. Assim, de modo geral, bebidas alcoólicas devem ser evitadas pela mãe durante o período em que estiver amamentando. Doses ocasionais, que não ultrapassem em conteúdo alcoólico ao correspondente a um cálice de vinho por dia, poderiam ser ingeridas, mas sempre pelo menos duas horas antes da mamada.  

Cafeína: Parte da cafeína ingerida pela mãe, passa pelo leite materno para a criança. As reações provocadas habitualmente, irritabilidade e dificuldade para dormir, podem se manifestar. Embora recomende-se que a ingestão de bebidas contendo cafeína (café, alguns tipos de chás, refrigerantes a base de coca) não ultrapasse o equivalente a três xícaras pequenas de café por dia. Caso a mãe perceba que seu filho apresenta os sinais descritos anteriormente, o indicado é não ingerir mais cafeína ou reduzir mais ainda a ingestão dela.

Cigarro: Aqui a resposta é categórica, não! Nem a mãe, que já deveria ter parado de fumar quando pensou em engravidar, nem familiares ou contatos diretos da criança (o pai por exemplo) devem fumar próximo a ela. Se para a criança os malefícios do tabaco estão principalmente voltados aos problemas respiratórios (tosse, dificuldade para respirar, infecções de ouvido), para a mãe, os efeitos incluem diminuição na produção do leite.

Medicamentos: Para esse tema a resposta é consulte seu médico. Existem medicações que são seguras durante o período de amamentação e outras não ou nem tanto. Algumas delas podem reduzir a produção de leite, como os hormônios presentes em pílulas anticoncepcionais e outros podem causar reações indesejáveis para a criança. Portanto, é importante que seu médico faça o balanço adequado sobre benefícios e possíveis efeitos indesejáveis.

CURSO DE AMAMENTAÇÃO

E para orientar as clientes gestantes ou com bebês recém-nascidos, a Unimed João Pessoa vai realizar o Curso de Amamentação. Durante os encontros, as mães são orientadas sobre todos os aspectos acerca da amamentação, como dificuldades, mitos e verdades.

Elas também recebem informações que contribuem para o sucesso desta prática. A atividade, organizada pelo Grupo Mãe e Bebê, uma das iniciativas de promoção da saúde da Cooperativa, será realizada no dia 13 de setembro, das 13h30 às 19h30, no Espaço Viver Melhor, no Bairro dos Estados.

As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 12 de setembro. Elas podem ser feitas aqui no Portal Unimed JP, por telefone (3506-8600 e 3506-8700) ou presencialmente no Espaço Viver Melhor (Avenida Piauí, Nº 445, Bairro dos Estados). Os temas abordados durante o Curso de Amamentação são organizados em três partes: aspectos emocionais da amamentação,aspectos nutricionais da amamentação e manejo clínico.

Com informações da Unimed do Brasil