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Unimed JP melhora em todas as dimensões avaliadas pela ANS

Publicada em 21/11/2014 às 07h

Unimed JP melhora em todas as dimensões avaliadas pela ANS

A Unimed João Pessoa melhorou em todos os indicadores avaliados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e que compõem o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) 2014 (ano-base 2013). O resultado foi divulgado nessa quinta-feira (20) no site da ANS.

O IDSS é utilizado para medir a qualidade das operadoras de planos de saúde. O índice geral da Unimed João Pessoa este ano foi de 0,75. Em uma escala que varia de 0 a 1 em cinco faixas de valores, a Cooperativa pessoense ficou na penúltima que vai de 0,60 a 0,79. Com isso, ultrapassou a média estabelecida para a avaliação.

Para se ter noção da melhora no desempenho que a Unimed João Pessoa vem obtendo no IDSS. O ano passado, a Cooperativa atingiu o índice de 0,70. No primeiro ano que foi avaliada pela ANS, em 2007, o índice da Unimed JP foi 0,17.

Os valores do IDSS são atribuídos a cada operadora de acordo com quatro dimensões: Atenção à Saúde, Econômico-Financeiro, Estrutura e Operação e Satisfação dos Beneficiários. As cinco faixas de valores são: 0,00 a 0,19; 0,20 a 0,39; 0,40 a 0,59; 0,60 a 0,79; e 0,80 a 1,00.

A Unimed João Pessoa obteve melhor resultado no indicador Estrutura e Operação, com índice de 0, 802. O segundo melhor desempenho foi no indicador Atenção à Saúde, com média de 0, 794. O terceiro foi o Econômico-Financeiro com índice de 0, 706. Em quarto, a Satisfação do Beneficiário, com média de 0,694.

O IDSS é um dos componentes do Programa de Qualificação da Saúde Suplementar da ANS e, segundo a Agência, é de extrema utilidade para o consumidor que precisa, por exemplo, contratar novos planos ou saber como estão sendo avaliados os serviços da sua operadora.

Com 43 anos de atuação no segmento de saúde suplementar da Paraíba, a Unimed JP é a maior operadora de planos de saúde da Paraíba. Atualmente, conta com mais de 140 mil clientes e mais de 1,5 mil médicos cooperados. A rede de atendimento médico-hospitalar é considerada a mais completa da rede privada na Paraíba.

A ANS foi criada em 2000 a partir da lei 9.961/2000. Ela tem por finalidade promover a defesa do interesse público na assistência suplementar à saúde, regular as operadoras setoriais - inclusive quanto às suas relações com prestadores e consumidores - e contribuir para o desenvolvimento das ações de saúde no País.

RESULTADO DE ESFORÇO

O bom desempenho da Unimed JP é reflexo de uma série de mudanças que foram incorporados pela Diretoria Executiva, buscando atender às expectativas dos clientes e dos médicos cooperados. As mudanças têm trazido resultados positivos em várias áreas da Cooperativa.

Segundo o diretor financeiro da Unimed JP, Demóstenes Cunha Lima, o bom resultado obtido pela Unimed JP na avaliação da ANS reflete o trabalho de toda uma equipe que tem se esforçado para que a Unimed cresça e valorize cada vez mais os cooperados. "Nos últimos anos, foram incorporadas novas práticas de gestão, como a Governança Corporativa, que tem trazidos bons resultados, principalmente nos índices econômico-financeiros. E objetivo é melhorar cada vez mais para que se possa valorizar ainda melhor o médico cooperado", afirmou.

A ANS recomenda à pessoa que for contratar um plano de saúde analisar o IDSS da operadora para avaliar e até comparar os desempenhos e, com isso, escolher a empresa de melhor qualidade.

AVALIAÇÃO

Veja abaixo o que a ANS considera na avaliação de cada uma das quatro dimensões do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS):

- Atenção à saúde: Avalia a qualidade da atenção, buscando avaliar as ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada aos beneficiários de planos privados de saúde.

- Econômico-financeiro: Acompanha o equilíbrio econômico-financeiro das operadoras de planos de saúde sob o ponto de vista das condições de liquidez e solvência, avaliando a capacidade de manter-se em dia com suas obrigações financeiras junto a seus prestadores para o atendimento com qualidade de forma contínua a seus beneficiários.

- Estrutura e operação: Afere as condições da oferta a rede de consultórios, hospitais, ambulatórios, laboratórios e centros diagnósticos oferecidos pelas operadoras de planos de saúde para atendimento de seus beneficiários. Além disso, avalia o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto a ANS.

- Satisfação dos beneficiários: Representa os resultados do índice de reclamações; da proporção de beneficiários com desistência no primeiro ano de contrato e mede a gravidade das infrações à legislação cometidas pela operadora.