• Início
  • Notícias
  • 25 anos do Hospital Alberto Urquiza; veja 10 momentos em que a unidade mudou a história da saúde na PB

Notícias

25 anos do Hospital Alberto Urquiza; veja 10 momentos em que a unidade mudou a história da saúde na PB

Publicada em 05/04/2024 às 13h58

Hospital Alberto Urquiza Wanderley foi pioneiro em vários procedimentos de saúde na PB. Unidade tem mais de 670 médicos e 1,4 mil colaboradores Hospital Alberto Urquiza Wanderley foi pioneiro em vários procedimentos de saúde na PB. Unidade tem mais de 670 médicos e 1,4 mil colaboradores

O Hospital Alberto Urquiza Wanderley (HAUW) completa 25 anos neste domingo (7), mesma data em que se comemora o Dia Mundial da Saúde. Referência em alta complexidade, a unidade, que integra a rede própria de atendimento da Unimed João Pessoa, é o maior hospital privado da Paraíba.

A estrutura inclui urgência e emergência, maternidade, Centro Cirúrgico, Centro de Terapias Intensivas, Centro de Diagnóstico por Imagem, Hemodinâmica, Unidade de Oncologia, entre outros serviços. São, ao todo, 24.170 metros quadrados de área construída.

A equipe é composta por mais de 670 médicos e cerca de 1,4 mil colaboradores, que passam por capacitações permanentes. Em 2023, a média mensal de pacientes foi de 5.375, vindos de diversos municípios paraibanos e até de outros estados.

Nessas duas décadas e meia, a unidade tem se destacado pelo pioneirismo, qualidade assistencial e inovação permanente, transformando a assistência médico-hospitalar na Paraíba.

FAZENDO HISTÓRIA

Veja 10 momentos em que o HAUW fez história:

1 – Um novo conceito

A construção do Hospital Alberto Urquiza Wanderley foi um marco na saúde da Paraíba, que não contava com um hospital privado desse porte. A estrutura moderna e os equipamentos de ponta levaram as outras unidades hospitalares a se modernizarem, elevando a qualidade assistencial do setor. Com o canteiro de obras montado em 1995, o HAUW foi entregue à população no dia 7 de abril 1999, com os melhores equipamentos e uma equipe multidisciplinar focada em oferecer a melhor assistência aos paraibanos, com qualidade e segurança, o que possibilitou a realização de procedimentos complexos, como transplantes.

2 – Nascimento dos quíntuplos

Em 2003, apenas quatro anos depois da inauguração, o nascimento dos quíntuplos, caso raro na medicina mundial, direcionou os olhos da saúde do Brasil para a Paraíba. Graças à estrutura e qualidade da equipe assistencial do HAUW, uma mulher pode dar à luz cinco bebês (4 meninos e uma menina), que nasceram com saúde em um parto que durou cerca de uma hora e envolveu uma equipe multidisciplinar de 12 profissionais.

3 – Primeiro transplante de coração

O dia 23 de maio de 2004 entrou para a história da medicina da Paraíba e do HAUW. Nessa data, foi realizado o primeiro transplante de coração no estado. Até então, quando precisavam de um procedimento desse porte, os pacientes paraibanos precisavam se deslocar para grandes centros em outros estados, longe do convívio familiar, além de toda a logística que a situação envolvia.

4 – Primeiro transplante de fígado

Em 7 de julho de 2004, menos de dois meses após o primeiro transplante de coração, mais uma vez o pioneirismo do HAUW foi destaque. Nessa data, foi realizado o primeiro transplante de fígado na Paraíba. Além de ser o único no estado com autorização para realizar o procedimento, considerada a maior cirurgia que um ser humano pode se submeter, o hospital era um dos poucos no Nordeste com condições de fazer esse tipo de transplante.

5 – Primeiro transplante de rim

O Hospital Alberto Urquiza Wanderley também realizou o primeiro transplante de rim da Paraíba, no dia 12 de março de 2009. Em 1º de outubro do mesmo ano, mais um avanço nessa área: o HAUW fez o primeiro transplante de rim com doador vivo no estado.

6 – Qualidade internacional

Em 2010, o HAUW foi o primeiro hospital da rede privada da Paraíba a conquistar a Acreditação Nacional, atestado de qualidade da área da saúde concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Em 2020, o hospital deu mais um salto e conquistou a Acreditação Internacional canadense, pela metodologia QMentum, na categoria mais alta – a Diamante. Em 2023, o hospital conseguiu a recertificação, agora concedida pelo Quality Global Alliance (QGA). Atualmente, a hospital conta com 11 certificações de qualidade, concedidas por instituições certificadoras de referência na saúde.

7 – Enfrentamento à covid-19

No período mais crítico da história recente da humanidade, o Hospital Alberto Urquiza Wanderley mais uma vez mostrou a sua importância para a saúde não só da Paraíba como de todo o Brasil. A unidade se estruturou para atender os casos de covid-19, oferecendo estrutura de ponta e todos os tratamentos inovadores que foram surgindo para enfrentamento da pandemia. De 2020 a 2023, 91.411 pessoas com suspeita de covid foram atendidas no HAUW, que, no enfrentamento à covid, conseguiu resultados iguais ou até melhores do que hospitais mais bem conceituados do Brasil.

8 – Primeiro enxerto pulmonar

Em 2022, o HAUW se destacou novamente na história da medicina paraibana com a realização do primeiro hemoenxerto pulmonar do estado, um transplante de tecido humano. O procedimento, que foi realizado sem intercorrência, durou cerca de três horas e beneficiou uma paciente com uma doença cardíaca congênita.

9 – Recuperação acelerada de cirurgias

O HAUW é o único hospital do Nordeste e segundo do Brasil a adotar a recuperação acelerada de pacientes submetidos a cirurgias cardíacas muito invasivas e de alta complexidade, com base no conceito Eras (sigla em inglês para “Enhanced Recovery After Surgery). Com a associação de protocolos de rápida recuperação e atuação de uma equipe multiprofissional com conhecimentos baseados em evidências científicas, o paciente recebe alta mais rápida, de forma segura, e pode retornar às atividades do dia a dia e ao convívio familiar.

10 – O futuro já presente

E o HAUW já se prepara para outra grande mudança, que também vai revolucionar o setor local de saúde. A unidade vai integrar a Cidade Unimed, que, quando concluída, será o mais complexo hospitalar da Paraíba. É a história se renovando mais uma vez em benefício de uma saúde pioneira e de qualidade.