Unimed João Pessoa

Notícias

Ações promovidas pela Unimed JP ajudam a preservar o meio ambiente

A- A+
Publicada em 05/06/2019 às 07h
Ações simples no dia a dia ajudam a preservar o meio ambiente e a melhorar a vida das pessoasAções simples no dia a dia ajudam a preservar o meio ambiente e a melhorar a vida das pessoas

Cuidar do meio ambiente é preservar não só a saúde do planeta, mas também a saúde de todos. E a Unimed João Pessoa se pauta pelo respeito às pessoas e à natureza, buscando realizar ações que melhorem o bem-estar da sociedade.

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, conheça algumas dessas iniciativas de responsabilidade socioambiental da Cooperativa. Entre as ações estão o hospital digital, a coleta seletiva, a horta comunitária e a Política de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental, que orienta e reafirma o compromisso da Cooperativa com o desenvolvimento sustentável.

Desde junho do ano passado, por exemplo, a Unimed JP não imprime nem armazena prontuários em papel em cinco unidades próprias (hospitais Alberto Urquiza Wanderley e Moacir Dantas, Núcleo de Atenção à Saúde-Sul, Unidade Guarabira e Serviço de Assistência Domicilar - SAD), onde é utilizado o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP). A medida gera economia e colabora com o meio ambiente ao eliminar o uso de papel nas atividades do dia a dia.

Existe também o projeto de coleta seletiva no Hospital Alberto Urquiza Wanderley. Na unidade, todo o resíduo produzido é colocado em coletores específicos. No caso do material que pode ser reciclado, ele é separado, conferido e doado a uma associação de catadores.

Outro projeto é a horta comunitária, implantado em 2015 pela Cooperativa. Atualmente, o projeto funciona dentro da Escola Estadual Raul Córdula e faz parte do Projeto Educacional do Cooperativismo. Com a horta, os alunos adquirem o conhecimento botânico, aprendem a trabalhar em equipe e sobre o cooperativismo e ainda consomem, na alimentação servida pela escola, os alimentos cultivados na própria horta.

SOBRE A POLÍTICA

A preservação do meio ambiente é um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), metas estabelecidas pelos países no Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) para tornar o mundo mais justo, pacífico e sustentável.

Seguindo esses princípios e recomendações, é que a Unimed JP elaborou a sua Política de Sustentabilidade e Responsabilidade Social no final do ano passado. O objetivo da política é reforçar as ações desenvolvidas na área e alinhar as diretrizes internacionais.

Com esse documento, que tem como base a Política Nacional de Sustentabilidade do Sistema Unimed, a gestão da Cooperativa está sistematizando suas iniciativas de responsabilidade socioambiental. Isso possibilita potencializar resultados e beneficiar um maior número de pessoas, causando impacto positivo para clientes, cooperados, colaboradores, prestadores de serviço e a sociedade.

Quer saber mais? CLIQUE AQUI, leia o documento e fique por dentro do assunto.