• Início
  • Notícias
  • Colaboradores da linha de frente de combate à covid recebem atenção especial da Unimed JP

Notícias

Colaboradores da linha de frente de combate à covid recebem atenção especial da Unimed JP

Publicada em 03/03/2021 às 07h

Os profissional da linha de frente da Unimed João Pessoa recebem cuidado especial para aliviar a tensão do dia a dia: técnicas de relaxamento Os profissional da linha de frente da Unimed João Pessoa recebem cuidado especial para aliviar a tensão do dia a dia: técnicas de relaxamento

Por trás de máscaras, jalecos, óculos e todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) há profissionais de saúde que estão incansavelmente na linha de frente, tratando de cada paciente. E quem cuida desses profissionais? A Unimed João Pessoa, desde o início da pandemia tem a preocupação e o zelo com seus médicos, enfermeiros, maqueiros... toda equipe  assistencial e administrativa.

Em fevereiro, a Cooperativa deu início a um trabalho ainda mais direcionado aos os profissionais de saúde que trabalham nas unidades de tratamento intensivo e internação de pacientes com covid-19. São oficinas temáticas, técnicas de relaxamento, auriculoterapia, massoterapia, escuta psicológica e outras atividades, que fazem parte do Programa Bem-Estar, que incentiva a cultura do autocuidado.

Em dias e turnos distintos, para contemplar todos os colaboradores, pelo menos quatro vezes por semana, uma equipe multiprofissional “monta acampamento” na área destina ao tratamento da covid-19 e passa a cuidar de quem cuida dos pacientes. Eles são ouvidos, ganham massoterapia, auriculoterapia e saem mais relaxados. Uma oportunidade de recarregar um pouco a energia.

PREVENÇÃO

“Recebi esse momento como um presente. Desde o início da pandemia estive trabalhando na UTI. Durante a aplicação das técnicas eu relaxei muito, tanto que o dia de trabalho e os dias seguintes foram melhores física e mentalmente. Vi que estava sendo visto, que estava sendo cuidado”, relatou o técnico em enfermagem, Daniel Córdula.

Para o psicólogo Jonas Menezes Júnior, que faz parte da equipe multiprofissional, essas são ações de prevenção ao adoecimento dos colaboradores, tanto nas questões físicas, quanto psicológicas. “Nós compreendemos o ser humano por dentro, em um processo de integralidade. O sujeito tem que estar bem em todos os aspectos. Quando vão pronar (virar a posição) um paciente em UTI, por exemplo, há muito esforço físico. Mas também vemos um enlutamento e envolvimento desses profissionais com a dor do paciente, com a perda de alguém, e estamos trabalhando tudo isso”, garantiu.

CUIDADO ESPECIAL

Para desenvolver a cultura de autocuidado, cuidar da saúde mental e melhorar a qualidade de vida de todos os colaboradores, a Unimed João Pessoa tem o Programa Bem-Estar. Ele conta com atividades o ano inteiro e em todas as unidades da Unimed JP. As ações são realizadas através de oficinas temáticas, com o desenvolvimento de técnicas de respiração, meditação, alongamento, musicoterapia, aromaterapia, auriculoterapia, ventosaterapia, além de atendimento individual em psicoterapia e consultas psiquiátricas, quando necessário.

Os próprios colaboradores marcam junto ao Serviço Médico Ocupacional (SSO)  da Cooperativa a atividade da qual querem participar. No caso dos profissionais da área covid, uma equipe se instala no local para atendê-los sem a necessidade que eles saiam do seu posto de trabalho. Além disso, fazendo este reforço, é uma garantia que mais pessoas serão beneficiadas com a ação.