• Início
  • Notícias
  • Diagnóstico precoce faz a diferença em casos de câncer infanto-juvenil

Notícias

Diagnóstico precoce faz a diferença em casos de câncer infanto-juvenil

Publicada em 03/09/2020 às 08h20

Unidade de Oncologia da Unimed JP atende crianças: espaço cuidadosamente decorado Unidade de Oncologia da Unimed JP atende crianças: espaço cuidadosamente decorado

O diagnóstico precoce é um fator importante para o sucesso do tratamento do câncer em crianças. Este ano, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), devem ser registrados 8,5 mil novos casos de câncer infanto-juvenil no Brasil.

Apesar de ser mais agressivo nesse grupo do que em adultos, as chances de cura são maiores. Isso ocorre por causa de características próprias da doença e dessa fase da vida.

“As células de um paciente jovem se multiplicam com mais facilidade, de forma mais rápida, inclusive as que têm a doença. Por isso a agressividade. Por outro lado, essa mesma característica permite que a resposta ao tratamento seja melhor, com cura em 70% dos casos”, explicou a oncopediatra Andrea Gadelha, coordenadora da Unidade de Oncologia e Medicamentos Especiais da Unimed João Pessoa.

Segundo a médica, as chances de cura aumentam ainda mais quando o diagnóstico vem cedo. Por isso, pais e mães devem ficar atentos a alguns sinais. Mas, sem exagero ou pânico. Apresentar algum sintoma isolado não significa que a criança esteja com câncer.

FIQUE ATENTO

Mas, como diferenciar uma dor muscular ou de uma queda ou mesmo uma anemia de algo mais grave? A resposta é ficar atento a mudanças repentinas ou dores persistentes. Caso a criança, em poucos dias, apresente palidez, é sinal de alerta. Se depois de uma queda ou machucado, a dor persiste por mais de 15 dias também é preciso dar uma atenção especial. “É importante que a criança seja acompanhada periodicamente pelo seu pediatra, pois ele saberá analisar essas mudanças, saberá quais exames pedir”, orientou Andréa Gadelha.

Para reforçar a importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil, este mês é realizado o Setembro Dourado, movimento nacional que tem como objetivo conscientizar a população, principalmente pais e profissionais de saúde.

SINAIS DE ALERTA

Fique atento a estes sinais. Mas, lembre-se: apresentá-los não significa que a criança esteja com câncer. Somente um especialista poderá fazer o diagnóstico correto.

  • Perda de peso contínua e inexplicável
  • Dores de cabeça com vômito pela manhã
  • Aumento do inchaço ou dor persistente nos ossos ou articulações
  • Protuberância ou massa no abdômen, pescoço ou qualquer outro local
  • Desenvolvimento de uma aparência esbranquiçada na pupila do olho ou mudanças repentinas na visão
  • Febres recorrentes não causadas por infecções
  • Hematomas excessivos ou sangramento, geralmente repentinos
  • Palidez perceptível ou cansaço prolongado

UNIDADE DE ONCOLOGIA

Caso precisem de atendimento especializado, os clientes da Unimed João Pessoa contam com a Unidade de Oncologia e Medicamentos Especiais, que funciona no Hospital Alberto Urquiza Wanderley. O atendimento é adulto e pediátrico.

A unidade dispõe de uma estrutura toda pensada para que o paciente se sinta confortável, como se estivesse fazendo seu tratamento no conforto de casa. Todos os médicos e equipe multiprofissional são experientes e especialistas no tratamento oncológico.

Na pediatria, os leitos receberam papel de parede colorido com temas infantis. As crianças têm, ainda, acesso a brinquedos para que a permanência seja mais lúdica e divertida. Os detalhes da estrutura incluem a recepção, elaborada para que o ambiente passe a sensação de sala de estar e não de espera para atendimento médico.

SERVIÇO

Unidade de Oncologia e Medicamentos Especiais da Unimed JP

- Endereço: Avenida Ministro José Américo de Almeida, 1450, Torre (3º andar do Hospital Alberto Urquiza Wanderley)

- Telefones para marcação de consultas: 2106-8660 e 2106-8661 (de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h)

- Horários de atendimento

Entrega de medicação: 7h30 às 19h, de segunda a sexta

Consultas com oncologistas e infusão de medicação especial: 13h às 19h, de segunda a sexta