• Início
  • Notícias
  • Documentário mostra como a Unimed JP se estruturou para enfrentar a covid-19

Notícias

Documentário mostra como a Unimed JP se estruturou para enfrentar a covid-19

Publicada em 09/03/2021 às 07h

O Hospital Alberto Urquiza Wanderley se tornou referência no combate à covid O Hospital Alberto Urquiza Wanderley se tornou referência no combate à covid

Há um ano, no dia 9 de março de 2020, o Hospital Alberto Urquiza Wanderley recebia o primeiro caso suspeito de covid-19. Tudo era novo e cada etapa, um desafio. Com planejamento, treinamento de equipes e investimento em inovação, insumos e tecnologia, o hospital se tornou referência no atendimento a casos covid-19.

A guerra contra a covid-19 segue e a Unimed JP continua investindo para oferecer assistência segura e de qualidade aos clientes. Como consequência, os resultados alcançados se equiparam - ou são até melhores – do que os registrados em alguns dos maiores hospitais do mundo.

O trabalho de enfrentamento à covid-19 foi registrado em um documentário, que mostra como a Unimed JP se estruturou para lidar com a doença. Depoimentos de médicos, enfermeiros, colaboradores e diretoria relatam o que viveram na linha de frente da pandemia. Já os pacientes falam das incertezas, medo e da cura.

No documentário, que traz os dados de atendimentos até setembro do ano passado, quando foi gravado, o presidente do Conselho de Administração (Conad) da Unimed João Pessoa, Gualter Lisboa Ramalho, lembra que a covid-19 é uma doença multifacetada e sorrateira.

“Estávamos diante de um grande desafio e a Unimed JP se preparou, selecionando o Hospital Alberto Urquiza como referência, treinando pessoas, montando um núcleo estratégico, trazendo tecnologias e técnicas inovadoras. Nenhuma estratégia usada no mundo deixou de ser usada aqui”, ressaltou o presidente, que assumiu o cargo no dia 28 de março do ano passado.

O documentário está disponível no canal da Unimed João Pessoa no YouTube. Se preferir, basta clicar aqui.

ESTRATÉGIA E PLANEJAMENTO

Principais ações da Unimed JP para enfrentamento à covid-19:

Núcleo Estratégico

Quando surgiu o primeiro caso suspeito de contágio pelo coronavírus no Brasil, em fevereiro, foi estruturado o Núcleo Estratégico de Enfrentamento à Covid da Unimed JP.

Definição da rede

Uma das primeiras providências da nova gestão da Unimed JP, que assumiu no dia 28 de março, foi a realização de uma pactuação com a rede credenciada, tornando o Hospital Alberto Urquiza Wanderley, unidade de alta complexidade, preferencialmente covid. Dimensionada para prestar serviços a 250 mil vidas, a Unimed JP estruturou fluxos, protocolos e equipes com o propósito de reduzir o impacto na rede pública e impedir seu colapso.

Parcerias público-privadas

Nos primeiros dias da gestão, uma extensa agenda de reuniões virtuais com entes públicos foi instituída com a finalidade de firmar parcerias. Uma delas foi com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que resultou na construção de dois laboratórios para realização do RT-PCR, exame padrão-ouro no diagnóstico de covid-19.

Duplo fluxo

O Hospital Alberto Urquiza Wanderley adotou um duplo fluxo de atendimento, separando os pacientes com síndromes gripais daqueles com outras patologias, conferindo mais segurança a todos que recorriam à unidade em situações de urgência e emergência.

Triagem externa

Em abril, foi criada uma área de triagem externa para clientes com síndromes gripais no Hospital Alberto Urquiza Wanderley. A estrutura foi desativada em agosto, quando houve uma redução de cerca de 80% dos casos suspeitos atendidos no hospital.

Teleconsulta e telemonitoramento

A Unimed JP passou a oferecer a teleconsulta e o telemonitoramento, dias após criar a triagem externa. Além de garantir maior acessibilidade e segurança dos clientes, os serviços reduziram o fluxo de pacientes no Hospital Alberto Urquiza e rede credenciada.

Pioneirismo

A Unimed JP foi a primeira a tratar pacientes com plasma convalescente entre as Unimeds do Brasil. A tomografia por bioimpedância elétrica e o uso do cateter nasal de alto fluxo também foram outras inovações pioneiras da Unimed JP no tratamento da covid-19 no Nordeste.

Tom, o robô

O robô Tom tornou-se um dos símbolos do enfrentamento à covid-19 na Cooperativa. Ele aproximou familiares e profissionais de saúde dos pacientes, possibilitando “visitas remotas”. Tom foi utilizado para discutir casos clínicos críticos com instituições de diferentes países.