• Início
  • Notícias
  • Ferramenta ajuda paciente a entender melhor seu estado de saúde

Notícias

Ferramenta ajuda paciente a entender melhor seu estado de saúde

Publicada em 27/01/2020 às 07h

A ferramenta ajudará o paciente a entender melhor seu estado de saúde: auxilio na recuperação A ferramenta ajudará o paciente a entender melhor seu estado de saúde: auxilio na recuperação

O Hospital Alberto Urquiza Wanderley implantou uma nova ferramenta para ajudar seus pacientes a entenderem melhor sobre o próprio estado de saúde: o Faça-me 3 perguntas. A ferramenta é uma comunicação entre equipe, familiares e pacientes.

Funciona da seguinte forma: no momento da admissão do paciente para internação, ele recebe um formulário com orientações. Neste formulário, três perguntas principais são indicadas para que o paciente ou seu familiar faça ao médico ou a um membro da equipe multidisciplinar. Qual o meu problema principal? O que eu preciso fazer? Por que é importante que eu faça isso?

Isso tudo, para que o paciente possa saber o porquê de estar recebendo determinado tratamento e como ele e a família podem ajudar para uma recuperação mais rápida.

PARTICIPAÇÃO

Esse modelo de comunicação é utilizado em vários países do mundo para incentivar familiares e pacientes a participarem ativamente do seu tratamento. O modelo foi desenvolvido por especialistas em saúde.

No Hospital Alberto Urquiza, ele foi adaptado para atender a realidade dos pacientes que são atendidos na unidade de saúde e faz parte das ações voltadas para a conquista da Acreditação Internacional, um selo que atesta padrões de alto desempenho em qualidade e segurança, adotados nos melhores centros de saúde do mundo.