• Início
  • Notícias
  • Hospital Pediátrico Unimed realiza cirurgia cardíaca de alta complexidade

Notícias

Hospital Pediátrico Unimed realiza cirurgia cardíaca de alta complexidade

Publicada em 03/11/2021 às 14h05

Equipe que realizou a cirurgia contou com quatro dos melhores cardiologistas do Estado Equipe que realizou a cirurgia contou com quatro dos melhores cardiologistas do Estado

Quem convive com uma criança de dois anos e meio sabe que elas não param de correr, pular e brincar. Mas, imagine uma menininha desta idade que se cansava a qualquer pequeno esforço e, além do mais, não ganhava peso. Essa é a história de uma pequena paciente do Hospital Pediátrico Unimed João Pessoa, que passou por uma delicada cirurgia na manhã de segunda-feira (1).

A paciente nasceu com duas má formações cardíacas e por isso, precisava fazer a cirurgia no momento certo, com uma equipe experiente e qualificada e em um hospital que proporcionasse toda a estrutura necessária. O local escolhido para a cirurgia foi o Hospital Pediátrico Unimed, referência na Paraíba para atendimentos pediátricos, inclusive de alta complexidade. 

Foram mais de 10 profissionais envolvidos na cirurgia, entre eles, quatro dos maiores cirurgiões cardíacos do Estado: Maurílio Onofre, Daniel Magalhães, Orlando Gomes e John Allexander  “A cirurgia cardíaca já é delicada. Em crianças, ela se torna ainda mais complexa. Fazer esse tipo de procedimento em um hospital completamente voltado e pensado para a criança, sem precisar deslocar o paciente para outro centro, é extremamente importante. Foi a primeira cirurgia cardíaca deste hospital, mas ele está equipado para realizar diversos tipos de procedimento”, assegurou o cirurgião Maurílio Onofre. 

O médico lembrou ainda que a cirurgia foi considerada um sucesso, pois a paciente teve os problemas sanados durante a cirurgia e sua recuperação está sendo muito boa. “Em aproximadamente 48 horas ela recebeu alta para um apartamento. É importante destacar que a cirurgia só aconteceu e aconteceu com sucesso por termos toda a estrutura junto aos profissionais”, disse. 

 

Hospital Pediátrico Unimed 

 

O Hospital Pediátrico Unimed é uma unidade própria do plano de saúde Unimed João Pessoa e referência em atendimento pediátrico para todo o Estado. “O hospital tem a capacidade de realizar vários tipos de cirurgias de alta complexidade pediátrica, tanto por causa do seu excelente quadro de profissionais, quanto pela estrutura que temos. Com uma excelente UTI, um bloco cirúrgico completamente equipado”, garantiu a diretora clínica da unidade, a pediatra e intensivista Alexandrina Lopes. 

No Hospital Pediátrico Unimed, todos os profissionais são especializados em crianças, Assim como os pediatras, cirurgiões, anestesiologistas, intensivistas e radiologistas também são especialistas em pediatria nas suas áreas de atuação. A equipe multidisciplinar (farmacêutico, psicólogo, assistente social, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, nutricionista, enfermeiro, técnico de enfermagem e técnico de radiologia) também é experiente no trabalho com crianças.

A unidade é estruturada para atender urgência e emergência 24 horas por dia. Para garantir agilidade com qualidade, utiliza um sistema de classificação de risco (Protocolo de Manchester) para identificação dos clientes prioritários.

A estrutura inclui um centro cirúrgico equipado para cirurgias de pequena, média e alta complexidades, uma UTI Pediátrica - com leitos para atender, inclusive, casos de alta complexidade ou que precisem de isolamento -, unidade de radiologia pediátrica e Lactário, além de oferecer exames de imagem e laboratoriais.

Além de tudo isso, tem diversos projetos de humanização para tornar a experiência não só da crianças, mas de toda família, o mais agradável possível. Brinquedoteca itinerante, carrinho elétrico que leva até a sala de cirurgia, alimentação divertida e ambientação infantil em todos os setores são alguns desses projetos.