• Início
  • Notícias
  • Inscrições abertas para residência médica no Hospital Alberto Urquiza Wanderley

Notícias

Inscrições abertas para residência médica no Hospital Alberto Urquiza Wanderley

Publicada em 20/11/2023 às 17h09

Processo seletivo será em janeiro com prova objetiva e análise curricular. Os aprovados começarão as atividades da residência em março de 2024 Processo seletivo será em janeiro com prova objetiva e análise curricular. Os aprovados começarão as atividades da residência em março de 2024Foto: Freepik

A Unimed João Pessoa com inscrições abertas para residência médica no Hospital Alberto Urquiza Wanderley, unidade própria da Cooperativa e referência em procedimentos de alta complexidade. Os médicos interessados em participar devem fazer a inscrição a partir desta segunda-feira (20) até as 22h do dia 10 de dezembro.

De acordo com o edital, são oferecidas duas vagas para o programa de Medicina Intensiva e outras duas para Clínica Médica. Os candidatos devem efetuar a inscrição de forma online e pagar uma taxa no valor de R$400. O edital com todas as informações da seleção está disponível no site www.unimedjp.com.br/residenciamedica. Neste mesmo endereço eletrônico também deve ser efetuada a inscrição.

O programa de residência é autorizado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e realizado pelo Instituto Unimed João Pessoa. O presidente do Instituto, João Modesto, destacou a importância do programa para a formação dos novos médicos. “É uma oportunidade de qualificação de qualidade, atuando com profissionais de excelência, e que vai se refletir na qualidade de atuação dos novos médicos no cuidado com a população”, disse.

A SELEÇÃO

O processo seletivo terá duas etapas, sendo a primeira uma prova objetiva, e a segunda, a análise curricular do candidato. Conforme o edital, a prova, de caráter classificatório e eliminatório, está prevista para ser aplicada no dia 21 de janeiro de 2024, das 8h às 12h, no auditório do Hospital Alberto Urquiza Wanderley.

O resultado final dos aprovados será divulgado no dia 31 de janeiro de 2024 e o início das atividades dos residentes está prevista para 1º de março do mesmo ano. O curso de medicina intensiva tem duração de três anos, já clínica médica tem a duração de dois anos.

O coordenador do Comissão de Residência Médica da Unimed JP (Coreme), André Telis, lembrou da importância dos dois tipos de residências do Hospital Alberto Urquiza, tanto para a atuação dos profissionais na rede privada quanto na rede pública. “Essa experiência prática e orientada contribui para a excelência clínica, preparando os residentes para enfrentar desafios com a prática médica, promovendo a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à comunidade”, acrescentou.

CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

O programa de residência médica da Unimed João Pessoa tem por objetivo disseminar o conhecimento por meio de uma construção coletiva e valorização da educação, incentivando e promovendo oportunidades de desenvolvimento técnico-científico.

Matheus Venâncio é um dos residentes em Clínica Médica, no programa de 2023. Além do aprendizado técnico, ele lembra a importância da residência para a humanização do profissional. “Aqui, aprendi que a ser técnico sem nunca deixar a humanização de lado. Entrei um médico, sairei um internista com ciência de que nunca saberemos o suficiente, mas, sempre podemos melhorar mais pelo nosso paciente”, disse.