• Início
  • Notícias
  • Novembro Roxo, mês de conscientização e prevenção à prematuridade

Notícias

Novembro Roxo, mês de conscientização e prevenção à prematuridade

Publicada em 23/11/2021 às 10h

Bebê prematuro é todo aquele que nasce antes de 37 semanas Bebê prematuro é todo aquele que nasce antes de 37 semanas

Novembro é o mês de sensibilização para a prematuridade e o objetivo é alertar sobre o crescente número de partos prematuros, como preveni-los, e informar a respeito das consequências do nascimento antecipado para o bebê, para sua família e para a sociedade. 

Durante o “Novembro Roxo”, todos os olhares se voltam para o problema que atinge 15 milhões de recém-nascido em todo o mundo, e 340 mil prematuros por ano no Brasil, constituindo a principal causa de óbito em crianças menos de cinco anos. 

Esse tema é tão importante que dentre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas, o terceiro item tem como meta reduzir a taxa de mortalidade materna e mortes evitáveis de recém-nascidos e crianças menores de cinco anos, até 2030, como garantia de saúde e bem-estar.

“O nascimento se traduz em um momento lindo, porém crítico na vida de um ser humano. Pois ocorre a transição da vida fetal para a neonatal, em que uma série de modificações fisiológicas complexas demandam adaptações necessárias a sobrevida dos recém-nascidos”, disse Halbiege Di Pace, coordenada médica da UTI Neonatal, ao falar sobre a prematuridade.

A médica explicou que a cor roxa da campanha simboliza a sensibilidade e individualidade, mas também significa transmutação, que transforma a dor em força, o medo em esperança e incerteza em superação e conquistas. 

INFRAESTRUTURA

Bebê prematuro é todo aquele que nasce antes de 37 semanas. Quanto mais prematuro, maiores são as necessidades de cuidados especiais da assistência em sala de parto, unidade de cuidados intermediários e unidade de cuidados intensivo, de forma técnica, humanizada de toda a equipe multidisciplinar no segmento desses prematuros. 

E o Hospital Alberto Urquiza Wanderley conta com toda essa infraestrutura. Os bebês prematuros contam com o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar. São médicos neonatologistas, enfermeiros, fonoaudiólogos, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogo (que atua junto à família), farmacêuticos e fisioterapeutas.

Eles têm à disposição a UTI Neonatal, equipada com o que há de mais moderno nos cuidados com os bebês que nascem antes do tempo. O Hospital também disponibiliza a Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (Ucin), que, como o próprio nome diz, é um espaço que oferece uma assistência mais intensificada, sem ser UTI.  

Enquanto a criança se recupera em uma UTI ou Ucin, os pais podem ficar no Espaço Maternar, um lugar humanizado, aconchegante, que oferece um ambiente propício para o casal descansar e receber o apoio de profissionais da equipe multidisciplinar. O Espaço Maternar está aberto durante todos os dias da semana, sempre das 7h às 22h.

“Em nosso Hospital Alberto Urquiza, acreditado Nível 3 pela ONA, nível internacional canadense, nos orgulhamos do envolvimento da gestão do hospital com a linha do cuidado no seguimento maternal/neonatal, com excelência em assistir as gestantes em pré-natais, e dessa forma a tornar a prevenção a prematuridade evitável”, enfatizou Halbiege Di Pace.