• Início
  • Notícias
  • Nutricionista da Unimed JP dá dicas para fortalecer sistema imunológico

Notícias

Nutricionista da Unimed JP dá dicas para fortalecer sistema imunológico

Publicada em 07/04/2020 às 08h30

Uma alimentação colorida, variada e diversificada é muito importante para aumentar a imunidade Uma alimentação colorida, variada e diversificada é muito importante para aumentar a imunidade

Fortalecer o sistema imunológico é importante, independentemente, do momento que se esteja vivendo. E em tempos de coronavírus, é preciso maior atenção, porque as defesas do organismo têm a função de reconhecer agentes agressores para tentar combatê-lo. Por isso, devem estar sempre preparadas para agir!  Os alimentos e a hidratação podem ser grandes aliados nesse fortalecimento. 

Mas, o que devemos fazer para aumentar a imunidade? O nutricionista Lucas Vieira, da equipe da Unimed João Pessoa, deu algumas orientações para manter a imunidade alta, evitando gripes, resfriados e outras doenças. 

“Antes de tudo é fundamental manter a boa hidratação”, disse o nutricionista. O aconselhável, segundo ele, é beber de 35 a 40 ml de água por quilo, diariamente. Por exemplo, uma pessoa que pesa 80 quilos deve beber 2,8 litros de água por dia, porque 35 vezes 80 daria esse resultado. A quantidade varia de acordo com o peso de cada  um.

Durante a prática esportiva, o cálculo é diferente. A recomendação é ingerir de 400 a 800 ml água por hora.

ALIMENTOS

A alimentação pode fazer uma grande diferença no sistema imunológico. Na lista dos alimentos, deve-ses incluir os antioxidantes e aí entram as vitaminas C, A, selênio, zinco, licopeno e resveratrol. Alguns exemplos de produtos que possuem essas propriedades são as frutas e legumes alaranjados como mamão, cenoura e damasco.

Já os de cor avermelhada como morango, tomate, goiaba e cereja possuem, além da vitamina C, licopeno, antocianinas e ácido elágico. Portanto, exercem ação antioxidantes, cardioprotetora e estimulante do sistema imunológico.

Nas refeições, não se pode esquecer também dos vegetais verde-escuros, como espinafre, brócolis, agrião e couve, que são fontes de fibras, ferro, ácido fólico e betacaroteno. “Talvez pareça clichê, mas esse clichê é uma verdade: devemos ter uma alimentação colorida, variada e diversificada, pois promove maior ingestão de vitaminas, minerais, ômega 3 e fitoquímicos”, ressaltou Lucas Vieira.

O nutricionista acrescentou que não é de uma hora para outra que se consegue fortificar as defesas do organismo. A ingestão de uma dieta saudável, consumidas na medida certa, deve ser contínua. “Mantenha sempre um equilíbrio, em quantidade e qualidade”.

MAIS SAÚDE

Quanto mais forte o sistema imunológico, ficamos menos pré-dispostos a adquirir gripes, resfriados e outras doenças. E em uma pandemia, como a Covid-19, é imprescindível estarmos fortalecidos. “Em tempos onde um vírus conseguiu parar o mundo, sabemos que ele não é um vírus comum. Portanto, devemos não somente tomar cuidados higiênicos, mas também estarmos atentos a nossa alimentação e, consequentemente, à melhora da nossa imunidade”.

CONFIRA 

Conheça as propriedades de alguns alimentos que devem ser inseridos em uma dieta saudável:

- Castanha do Pará e nozes: fontes de selênio, vitamina E, ômega 3;

- Iogurtes naturais: fontes de vitamina A e enriquecidos com probióticos;

- Linhaça: fonte de ômega 3, isoflavonas e fibras;

- Alho: Possui ação antifúngica, anti-inflamatória, antioxidante e hipotensora;

- Mel de abelha: anti-inflamatório, melhora a imunologia, expectorante, fonte de energia e prebióticos que favorecem o funcionamento intestinal e estimulam a proliferação de bactérias benéficas intestinais;

- Gengibre: fonte de vitamina C e B6, possui propriedade anti-inflamatória e antioxidante.