• Início
  • Notícias
  • O que a Unimed JP está fazendo para melhorar a experiência dos pequenos

Notícias

O que a Unimed JP está fazendo para melhorar a experiência dos pequenos

Publicada em 07/09/2020 às 07h

O pequeno Giovanny Ribeiro mostra orgulhoso o diploma que ganhou por ser um bom paciente O pequeno Giovanny Ribeiro mostra orgulhoso o diploma que ganhou por ser um bom paciente

Criança sempre vai ser criança, independentemente do local onde esteja. Então, mesmo em um hospital, as brincadeiras e o universo lúdico devem estar presentes. E isso não é apenas uma forma de divertir os pequenos, mas um modo de envolvê-los no seu tratamento, proporcionando conforto, segurança e bem-estar.

Se para um adulto ficar doente e internado em um hospital é difícil, imagine para uma criança que é afastada do ambiente familiar e das suas atividades diárias. Por isso, o Hospital Pediátrico Moacir Dantas, unidade própria da Unimed João Pessoa, conta com um atendimento ainda mais especial. A atenção, o cuidado e o carinho fazem a diferença nessa unidade hospitalar.  

Para o sucesso do tratamento das crianças, “vale tudo”: realidade 3D, livros, contação de história, música, brinquedos tradicionais e até bonecos feitos de luvas descartáveis. “O importante é que a criança sinta-se segura e confiante. Sentindo-se bem, o seu tratamento pode ser até mais rápido”, afirmou a pediatra Alexandrina Lopes, diretora clínica e técnica do Hospital Pediátrico Moacir Dantas.

DOSE DE IMAGINAÇÃO

No Hospital Pediátrico da Unimed JP, a imaginação corre solta. São diversas técnicas aplicadas por profissionais especializados nos pequenos pacientes para que eles se sintam bem, relaxados e acolhidos durante o tratamento.

A realidade virtual é uma delas. Imagine que a criança está com medo de tomar uma medicação ou com dificuldades de aceitar que o soro seja administrado. Pois é, no Hospital Pediátrico a realidade 3D ajuda nessa missão. Um óculos com essa tecnologia é usado para entreter e acalmar os pequeninos.

O Brinquedo Terapêutico é outra técnica que ajuda na hora de estimular a criança a cooperar com o tratamento. São luvas que inflam para virar um boneco ou o estetoscópio entregue à criança, que “virar médico” por algum tempo. Ações que já comprovaram ser eficientes nessas horas. E se o pequeno coopera, ainda ganha uma coroa e um certificado de bravura.

AMBIENTE LÚDICO

A Brinquedoteca também é uma importante aliada para o tratamento e para o bem-estar do público infantil. Ela é um ambiente lúdico, onde a criança pode ser criança, mesmo diante da enfermidade que a levou à internação. Além do espaço fixo da Brinquedoteca, há ainda a versão volante, que empresta brinquedos, faz contação de história e estimula a pintura.

A funcionária pública Edivânia de Souza contou que quando seu filho Giovanny Ribeiro, de 8 anos, estava nervoso quando chegou ao hospital para tratar uma dengue. “Ele nunca tinha sido internado. Foi complicado no começo, mas depois que ele teve acesso à Brinquedoteca, com as atividades de pintura e todo o trabalho lúdico, foi muito mais tranquilo para nós dois”, disse.

“Quando disseram que eu ia ficar no hospital, fiquei triste. Mas depois das brincadeiras foi muito melhor ficar aqui. Eu ainda ganhei um diploma por ter sido um bom paciente”, disse Giovany, sorrindo ao mostrar o diploma entregue pela equipe do hospital.

ESTRUTURA

O Hospital Pediátrico Moacir Dantas é a unidade de referência da Unimed João Pessoa para atendimentos pediátricos e conta com Centro Cirúrgico, Unidade de Tratamento Intensivo, Centro de Diagnóstico e Urgência e Emergência. Todos os setores têm profissionais especializados no atendimento à criança.

Endereço: Av. Ministro José Américo de Almeida (Beira-Rio), 1338, Torre

Telefones: 3506-9200 | 3506-9100