• Início
  • Notícias
  • Por que é importante contar com um hospital especializado em crianças

Notícias

Por que é importante contar com um hospital especializado em crianças

Publicada em 19/03/2021 às 07h

O Hospital Pediátrico é referência no atendimento ao público infantil O Hospital Pediátrico é referência no atendimento ao público infantil

As crianças não são apenas adultos em miniatura. E quando falamos em saúde, essa é uma distinção muito importante a ser feita. Os sintomas e as doenças da infância são diferentes da fase adulta. Por isso, é tão importante um hospital especializado em crianças, com uma equipe de profissionais de saúde com experiência em pediatria. A Unimed João Pessoa tem esse diferencial, pois oferece aos seus “pequenos clientes” o Hospital Pediátrico Unimed.

O diferencial de um hospital pediátrico não está apenas na ambientação ou em uma brinquedoteca, mas em todos os processos que são pensados para atender a criança. O Hospital Pediátrico Unimed foi pensado exclusivamente para as crianças, ofertando tecnologia, ciência, protocolos, profissionais experientes e envolvimento da família no plano de cuidado. Sempre pensando na qualidade do atendimento e na segurança de todos.

GASTRONOMIA HOSPITALAR

A diretora clínica e técnica do Hospital Pediátrico Unimed, Alexandrina Lopes, ressalta a importância de ter um hospital exclusivo para o atendimento a crianças. “Como pediatra, sempre defendi a criação de um hospital pediátrico. Entendemos que a criança não é um adulto em miniatura, pois além de toda a parte fisiológica, tem a questão do trato e do cuidado, que são diferentes que no adulto. Temos todos os equipamentos, protocolos e fluxos pensados para atender crianças e isso faz toda a diferença no tratamento delas”, disse a pediatra, que também é intensivista e neonatologista.

No Hospital Pediátrico Unimed, todos os profissionais são especializados em crianças, além dos pediatras, os cirurgiões, anestesiologistas, intensivistas e radiologistas também são especialistas em pediatria nas suas áreas de atuação. A equipe multidisciplinar (farmacêutico, psicólogo, assistente social, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, nutricionista, enfermeiro, técnico de enfermagem e técnico de radiologia) é experiente no trabalho com crianças.

ESTRUTURA

O atendimento é 24 horas e a urgência e emergência tem a classificação de risco (Protocolo de Manchester) para identificação dos clientes prioritários. O hospital tem ainda um centro cirúrgico equipado para cirurgias de pequena, média e alta complexidades, uma UTI Pediátrica, unidade de Radiologia Pediátrica e Lactário, além de oferecer exames de imagem e laboratoriais.

Para cuidar da criança como um todo, há vários projetos de humanização, como o Paciente Exemplar, que presenteia o pequeno paciente com diploma e coroa por colaborar com o tratamento. Quem precisa ir ao centro cirúrgico, vai em um carrinho elétrico, conversível, o que ajuda a criança e os pais a ficarem mais tranquilos na hora da cirurgia.

Neste momento de pandemia, a Brinquedoteca é itinerante. As facilitadoras levam atividades e brinquedos para o apartamento de cada criança. Todos os objetos são higienizados e sanitizados antes que a criança tenha contato com eles, para evitar alguma contaminação.