• Início
  • Notícias
  • Referência em alta complexidade, Hospital Alberto Urquiza faz captação de múltiplos órgãos

Notícias

Referência em alta complexidade, Hospital Alberto Urquiza faz captação de múltiplos órgãos

Publicada em 23/07/2021 às 15h08

É essencial que a equipe seja bem treinada e preparada, para garantir o sucesso no resultado final da captação de múltiplas órgãos É essencial que a equipe seja bem treinada e preparada, para garantir o sucesso no resultado final da captação de múltiplas órgãos

O Hospital Alberto Urquiza Wanderley, referência em alta complexidade na Paraíba, realizou a captação de múltiplos órgãos para transplantes. O procedimento foi feito na noite desta quinta-feira (22), após uma mulher de 58 anos ter o diagnóstico de morte encefálica, e a família ter autorizado a doação dos órgãos. Foram captados fígado, rins e córneas.

A cirurgia de captação de órgãos não é simples. Portanto, é essencial contar com um hospital estruturado e uma equipe bem treinada e preparada, para garantir o sucesso no resultado final do procedimento. Para que um transplante ocorra da melhor forma para o receptor do órgão, é preciso que a captação seja feita de modo correto.

“O Hospital da Unimed JP tem toda a estrutura de equipamentos e centro cirúrgico para que essa captação seja um sucesso. Além disso, conta com uma equipe de saúde especializada e experiente”, disse o cirurgião Cássio Virgílio, coordenador médico dos transplantes do Alberto Urquiza Wanderley.

Ele explicou ainda que viabilizar transplantes é um compromisso da Unimed JP com a população da Paraíba. “Mesmo sabendo que o transplante dos órgãos captados não seria feito no nosso hospital, por uma questão de respeito à fila de pacientes esperando um órgão, não poupamos esforços”, disse Cássio Virgílio. O médico destacou a importância de as famílias doarem os órgãos para que vidas sejam salvas. “É preciso que as pessoas doem os órgãos de seus entes queridos para que esse trabalho seja feito”, disse.

MOMENTO DE ORAÇÃO

Antes da captação dos múltiplos órgãos da paciente de 58 anos, as equipes prestaram uma homenagem à doadora. Em reverência à paciente, os profissionais formaram um corredor no Centro Cirúrgico e fizeram uma oração silenciosa. Eles também agradeceram à família por ter autorizado a doação.

TRANSPLANTE DE FÍGADO

No dia 15 de julho, Martinho Fialho de Sousa, um aposentado de 71 anos, recebia um fígado novo, depois de quase dois anos de espera. Esta semana, ele teve alta do Hospital Alberto Urquiza para ir para casa ser cuidado pelos filhos, netos e bisnetos.

Emocionado, agradeceu à família do doador e deixou uma mensagem: “Doem órgãos para que outras pessoas recebam do jeito que recebi. Hoje estou curado, graças a Deus”, disse.

A filha dele, Flávia Sousa, também fez um apelo para que as pessoas informem que são doadoras às suas famílias. “Digam em vida aos seus familiares que vocês desejam doar os órgãos. No final de tudo são as famílias que decidem. E essa decisão pode mudar para melhor a vida de uma família como a minha”, ressaltou.

PIONEIRISMO

O Hospital Alberto Urquiza Wanderley, unidade própria da Unimed JP, é pioneiro na realização desse tipo de procedimento na Paraíba. O primeiro transplante de fígado ocorreu em 8 de junho de 2004. Hoje, já são 77. A unidade também foi a primeira a realizar transplante de coração, sendo o primeiro no dia 23 de maio de 2004.

Sobre a Unimed JP – Com 49 anos de tradição, a Unimed João Pessoa é uma cooperativa de trabalhos médicos que se consolidou como a melhor e maior operadora de planos de saúde da Paraíba. Além dos mais de 1,8 mil médicos cooperados, possui a mais completa rede de assistência médico-hospitalar privada do Estado. São diversos hospitais credenciados, sendo dois próprios – um deles referência em alta complexidade -, além de clínicas, prontos-socorros e laboratórios à disposição de 155 mil clientes. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Tudo isso garante à Unimed JP a liderança absoluta no segmento de saúde suplementar no mercado paraibano.