Artigos Médicos

Esquizofrenia

Publicada em 17/05/2009 às 00h

Aesquizofrenia é uma desordem cerebral crônica, grave e incapacitante, que afeta em torno de 1% da população. Pessoas com esquizofrenia podem escutar vozes e acreditar que outros estão lendo e controlando seus pensamentos ou conspirando para prejudicá-las. Essas experiências são aterrorizantes e podem causar medo, recolhimento ou agitação extrema.

Sintomas psicóticos, como alucinações e delírios, geralmente aparecem nos homens durante a adolescência tardia e 20 e poucos anos, e nas mulheres entre 25 e 30 e poucos anos. Esquizofrenia raramente aparece depois dos 45 anos de idade ou antes da puberdade, embora já tenham sido registrados casos em crianças de 5 anos. Em adolescentes, os primeiros sinais da doença incluem mudança de amigos, queda no desempenho escolar, problemas para dormir e irritabilidade. Como muitos adolescentes normais também podem ter esse comportamento, o diagnóstico pode ser difícil de fazer nesse estágio.

Por ser um problema ainda pouco conhecido, os tratamentos atuais focalizam apenas a eliminação dos sintomas, com ingestão de medicamentos antipsicóticos e tratamento psicossocial. Mesmo assim, a maioria das pessoas com esquizofrenia deve ter que enfrentar alguns sintomas residuais pela vida toda.

Apesar disso, hoje em dia, muitas pessoas com esquizofrenia conseguem levar vidas construtivas em suas comunidades. Pesquisas estão desenvolvendo medicamentos mais eficientes e procurando entender as causas da doença para achar formas de prevenção e tratamento."
Alfredo José Minervino

Alfredo José Minervino

CRM-PB: 4632

Especialidade: Psiquiatra

Mais artigos de Alfredo José Minervino