Artigos Médicos

Exercício físico na criança

Publicada em 09/09/2011 às 14h48

O exercício físico é essencial para um bom desenvolvimento, assim como para a prevenção de doenças e para uma vida de qualidade, e por isso deve ser estimulado desde cedo. O exercício deve ser parte integrante das atividades diárias da criança, assim como as atividades de leitura, escrita e verbalização.

Na idade infantil, o exercício físico é uma forma saudável das crianças aliviarem as tensões próprias da idade, relativamente à escola, à educação etc. Além destas funções, o exercício físico também estimula o crescimento, promovendo um bom desenvolvimento muscular, pulmonar, cardíaco e vascular. O exercício físico é também uma forma de prevenir a obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares, que vêm sendo cada vez mais comuns na infância. No entanto, a criança nunca deve ser obrigada a praticar exercício físico e sim estimulada, para que seja uma atividade de prazer e bem-estar, respeitando sempre os seus limites, nunca impondo grandes esforços.

Até a idade pré-escolar, cerca dos 6 anos, o exercício físico é o próprio brincar, em atividades lúdicas, pois a criança nesta fase ainda não possui a coordenação motora e mental necessária aos exercícios físicos mais elaborados. Na idade infantil, deve-se estimular a prática de exercícios físicos e esportes, evitando módulos competitivos, pois estes podem promover aspectos de rivalidade e trazer marcas no desenvolvimento psicológico e no caráter da criança.

Como já referido, o exercício físico deve ser um momento de prazer e por isso é fundamental que a criança goste do modelo a ser praticado. O auxílio do pai pode ser necessário na escolha do tipo de exercício. Pode começar por exercícios físicos mais educativos como a ginástica, andar de bicicleta, nadar ou correr. Se necessário, inscreva a criança num clube de desporto, para que esta se sinta integrada e apoiada, e aprenda os valores inerentes ao exercício físico, como o companheirismo, o respeito, o saber perder e o saber ganhar. O exercício físico tem um efeito terapêutico quer na sua autoestima quer no processo de socialização, e também na prevenção de doenças.

 

 

Antônio Eduardo Monteiro de Almeida

Antônio Eduardo Monteiro de Almeida

CRM-PB: 4807

Especialidade: Cardiologista

Mais artigos de Antônio Eduardo Monteiro de Almeida