Artigos Médicos

Varicocele e infertilidade masculina

Publicada em 15/08/2004 às 00h

Conceituada como uma dilatação anormal das veias do plexo pampiniforme (cordão espermático), a varicocele tem seu pico de incidência em torno dos 15 anos de idade e acomete cerca de 15% dos homens, se constituindo na causa tratável mais freqUente de infertilidade masculina. Acomete o lado esquerdo em cerca de 80-90% dos casos, sendo bilateral no restante. A varicocele é rara no lado direito. Esse fato se deve à s diferenças anatômicas entre as duas veias espermáticas (esquerda e direita), que na presença de insuficiência valvular, propiciam elevação de temperatura escrotal e testicular, falta de oxigenação testicular adequada e refluxo de substâncias gonadotóxicas, causando alterações nas células germinativas (espermatozóides).

A grande maioria dos casos de varicocele não apresenta sintomas, sendo diagnosticados "acidentalmente" durante exame médico de rotina para o serviço militar ou concursos públicos. Algumas vezes, o próprio paciente observa presença de varizes em sua bolsa escrotal ou diferenças no tamanho de seus testículos. Há ainda os que apresentam queixas vagas de desconforto ou sensação de peso nos testículos e dores testiculares intermitentes. Outros, adultos e casados, percebem uma dificuldade para gerar filhos. Em todos os casos, é necessária avaliação de um urologista que solicitará uma análise seminal (espermograma). O sêmen é colhido em frasco estéril através de masturbação, após período de abstinência sexual médio de 4 dias, e avaliado em seus parâmetros quantitativos e qualitativos. Pode ser realizada ultrassonografia com Doppler para confirmação diagnóstica em casos selecionados.

O tratamento é cirúrgico e as varizes são corrigidas através de pequena incisão inguinal. A alta hospitalar ocorre em 24 horas. Aproximadamente, 70% dos pacientes apresentarão melhora nos parâmetros seminais após 3 meses de pós-operatório e a taxa de gravidez é de cerca de 40-50% no primeiro ano. As principais complicações dizem respeito a recorrência / persistência da varicocele que se situa entre 2-20%, podendo ser necessária nova intervenção.
Arlindo Monteiro de Carvalho Junior

Arlindo Monteiro de Carvalho Junior

CRM-PB: 4513

Especialidade: Urologista

Mais artigos de Arlindo Monteiro de Carvalho Junior