Artigos Médicos

Doença por refluxo gastro-esofágico

Publicada em 09/10/2005 às 00h

Podemos dizer que, nos dias atuais, cada vez mais se escuta algo sobre refluxo, doença por refluxo ou esofagite por refluxo. Tal entidade nosológica se caracteriza pelo retorno do conteúdo originário do estômago ou mesmo do intestino no sentido do esôfago e órgãos vizinhos, levando a uma gama de sinais e sintomas relacionados à agressão dos tecidos atingidos.

Sendo assim, quando este líquido entra em contato com o esôfago, por exemplo, o indivíduo pode queixar-se de sensação de queimor na região posterior ao esterno (pirose) e regurgitações. Além disso, quando este conteúdo atinge a garganta o paciente pode referir crises tipo faringites de repetição. Desta maneira, o "refluxo" é responsável por consultas freqUentes ao gastroenterologista, porém outras especialidades médicas também lidam cada vez mais com tal doença, dentre elas o pneumologista, otorrinolaringologista, cardiologista e até o dentista.

Sabe-se claramente que sintomas tipo tosse seca persistente, sensação de falta de ar, rouquidão, granulomas das cordas vocais, aftas, desgaste do esmalte dentário, dor torácica, câncer da garganta, entre outras, podem estar relacionados à presença de refluxo gastro-esofágico. Também é conhecido que tais achados estão diretamente relacionados a hábitos como tomar líquidos em excesso durante as refeições, a deitar-se logo após alimentar-se, à ingestão de bebidas gaseificadas, alcoólicas e, inclusive, o tabagismo.

Ao valorizar tais sintomas, a procura de um especialista deve ocorrer. Muitas vezes, somente com a consulta médica o diagnóstico pode ser realizado sendo então o tratamento instituído. Outras vezes, através da endoscopia digestiva ou de exames como ao pHmetria esofágica podemos confirmar a presença desta doença, livrando o paciente de queixas que embora sejam consideradas comuns podem traduzir uma entidade complexa."
Eduardo Franca Pereira

Eduardo Franca Pereira

CRM-PB: 4712

Especialidade: Gastroenterologista

Mais artigos de Eduardo Franca Pereira