Artigos Médicos

Saiba como aliviar sintomas de varizes que pioram no verão

Publicada em 13/01/2017 às 18h

A chegada do verão traz, além da preocupação estética com as varizes, aumento dos sintomas de sensação de peso e cansaço nas pernas, bem como inchaço e dor. Do ponto de vista vascular, o aumento das temperaturas gera um fenômeno chamado vasodilatação, que consiste na dilatação dos vasos, e isso leva à dificuldade de retorno do sangue dos membros inferiores para o coração, levando ao inchaço e demais sintomas nas pernas. De maneira geral, este fenômeno é benigno, mas pode também ser sinal de algum problema de saúde, como insuficiência venosa crônica, varizes, edema linfático ou trombose venosa.

Em função dos riscos, ressalta-se a importância de se ter alguns cuidados para diminuir os sintomas de varizes que pioram no verão. Ingerir de 2 a 3 litros de líquidos por dia, de preferência água; dieta leve e com redução do sal. Outra dica é incluir atividade física em sua rotina, pois exercícios ajudam a reativar a circulação sanguínea dos membros inferiores. Quase todos os exercícios podem ser realizados, desde que se dê a devida atenção à carga utilizada para trabalhar os membros. Corrida, caminhada, bicicleta, natação e musculação são boas opções.

Existe o receio da musculação provocar o surgimento de varizes, mas isto só acontecerá se houver exageros. Inicialmente, a carga deve ser mais baixa deixando os membros irem adaptando-se aos poucos ao peso, de forma que a musculação seja feita sem riscos. O ideal é se exercitar 3 a 5 vezes por semana, durante uma hora. Além desses cuidados, uso de roupas e sapatos confortáveis, meias compressivas elásticas, conforme recomendação médica, também contribuem para alívio dos sintomas.

Na piora dos sintomas, a dica é procurar um cirurgião vascular para fazer um exame clínico detalhado. Para ter pernas bonitas no verão, trate as varizes com um especialista.

Elisabete Almeida Brilhante

Elisabete Almeida Brilhante

CRM-PB: 5951

Especialidade: Angiologista e cirurgiã vascular

Mais artigos de Elisabete Almeida Brilhante