Artigos Médicos

Rejuvenescimento facial

Publicada em 13/05/2007 às 00h

O envelhecimento é algo inerente ao ser humano. Considerando a face, este é ainda mais intenso, devido ao efeito cumulativo do sol, especialmente aqui no Nordeste. Felizmente a Ciência avançou, e muitas das características e sinais que marcam o passar dos anos podem ser atenuadas. Porém, antes de falar sobre tratamento, é importante mencionar a proteção solar como uma das medidas para retardar o envelhecimento da face.

A ritidoplastia ou cirurgia do rejuvenescimento facial é uma das principais armas do arsenal de procedimentos que dispomos. Esse procedimento médico, que pode ser feito com anestesia geral ou local com sedação, apresenta recuperação relativamente rápida, o que na maioria dos casos permite um convívio social após 10 a 15 dias. Por exemplo, com uma semana já é possível usar maquiagem para disfarçar alguma equimose (área roxa). É possível hoje também a realização da cirurgia sem o uso do enfaixamento, o chamado "capacete", no pós-operatório imediato, o que dá mais liberdade e tranqUilidade para o paciente.

Convém lembrar dos outros métodos complementares no tratamento da face, de execução menos complexa e que podem ser realizados em consultório, como a aplicação de toxina botulínica, peelings e preenchimentos. Estes podem ser usados isoladamente ou complementando a cirurgia, deixando a face mais graciosa e harmônica. A toxina botulínica, mais conhecida comercialmente como Botox®, é usada para atenuar as rugas da testa, pés-de-galinha e área entre os supercílios, mais freqUentemente. Os preenchimentos são indicados para restaurar volume e contornos perdidos com a idade, suavizando sulcos e áreas côncavas, além de permitir a definição do contorno dos lábios.

Observa-se nos últimos anos uma procura crescente por procedimentos e técnicas de rejuvenescimento facial por pessoas mais jovens, que não querem esperar a acentuação da flacidez e das rugas para submeterem-se aos tratamentos.
Fábio Pessoa de Lucena

Fábio Pessoa de Lucena

CRM-PB: 4668

Especialidade: Cirurgia Plástica

Mais artigos de Fábio Pessoa de Lucena