Artigos Médicos

Boa alimentação ajuda na prevenção de doenças oculares

Publicada em 30/09/2011 às 14h35

A boa alimentação, entre tantos benefícios que traz para a saúde em geral, pode ajudar a manter a saúde ocular. Priorizar certos nutrientes no dia-a-dia afasta doenças sérias e prolonga a saúde de seus olhos.

Em recente pesquisa, na qual foram avaliadas cerca de 2,5 mil pessoas, estudiosos demonstraram que o consumo alimentar de nutrientes ricos em antioxidantes (como as vitaminas A, C e E), zinco e ácidos graxos ômega-3 estão associados a taxas mais baixas de Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), doença que atinge adultos, e é responsável por uma das causas mais comuns de cegueira legal nos indivíduos acima de 50 anos. O DMRI provoca um "envelhecimento" e consequente mau funcionamento da mácula, a parte central da retina, uma das áreas mais importantes do olho.

A vitamina E está presente em grãos (cereais, trigo, cevada), óleo vegetal, ovos e nozes; o zinco está presente nos grãos, laticínios, carne, aves e peixes; a vitamina C é encontrada em frutas cítricas, brócolis e batatas; a vitamina A na cenoura e na couve; já os ácidos graxos ômega-3 podem ser obtidos em peixes. Os indivíduos que comiam uma porção de peixe por semana tinham 31% menos chances de desenvolver o problema, e o consumo de uma a duas porções semanais de nozes reduziu o risco em 35%. Ainda, o consumo alimentar de 100ml de azeite foi associado a uma redução de 52% no risco de aparecimento da DMRI.

No entanto, uma dieta balanceada que dê origem a poucos radicais livres, com pouca gordura saturada (que estimula a doença), sem fumo e sem álcool, diminui os riscos de DMRI.

Portanto, procure seu oftalmologista para o tratamento e a devida prevenção desta doença, pois existem muitos estudos em andamento que podem aumentar as opções do oftalmologista no manejo da DMRI.

 

Luiz Antônio Trigueiro Nóbrega

Luiz Antônio Trigueiro Nóbrega

CRM-PB: 5492

Especialidade: Oftalmologia

Mais artigos de Luiz Antônio Trigueiro Nóbrega