Artigos Médicos

Prevenção do HPV

Publicada em 05/08/2012 às 07h

O HPV é a doença sexualmente transmissível (DST) mais comum. Existem cerca de 100 tipos do vírus HPV (papiloma vírus humano) sexualmente transmissíveis. Os HPV de baixo risco oncogênicos causam as verrugas genitais (HPV 6 e 11). Já os vírus HPV 16 e 18 (os mais comuns entre os de alto risco) são responsáveis por 70% dos casos de câncer do colo do útero.

A infecção pelo HPV ocorre após início da atividade sexual, estimando-se que cerca de 70% das mulheres e homens com vida sexual ativa se infectarão com um ou mais tipos do vírus. As doenças mais comumente relacionadas com o HPV são o condiloma genital e o câncer de colo do útero. O câncer do colo do útero é a segunda doença maligna mais comum entre as mulheres, perdendo somente para o câncer de mama. No Brasil, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), ocorrerão 19 mil novos casos da doença neste ano.

Os HPV oncogênicos podem causar câncer do colo do útero, vagina, vulva, ânus, pênis, boca e da orofaringe (palato e amígdalas e região atrás da língua).

A vacina HPV deve ser aplicada preferencialmente na adolescência, antes de iniciada a vida sexual. Duas vacinas estão disponíveis no Brasil: Vacina Quadrivalente contra o papilomavírus humano (tipos 6, 11, 16 e 18) da Merck Sharp & Dohme (proteção para 70% dos HPV oncogênicos que causam os cânceres de colo de útero e 90% dos HPV que causam verrugas genitais), indicada para meninos/meninas e homens/mulheres de 9 a 26 anos de idade em três doses; e a Vacina contra HPV oncogênico (tipos 16 e 18) da GSK, para prevenção do câncer do colo do útero (proteção para 80% dos HPV oncogênicos: HPV 16, 18, 31 e 45), indicada para meninas e mulheres de 10 a 25 anos de idade.

 

Roberto Lacerda

Roberto Lacerda

CRM-PB: 4246

Especialidade: Alergologista e imunologista

Mais artigos de Roberto Lacerda