Artigos Médicos

Constipação Intestinal

Publicada em 24/07/2005 às 00h

Consiste em afecção muito comum em nosso meio e é definida como dificuldade para evacuar, seja com sensação de exoneração incompleta ao final do ato, seja por baixa freqUência, seja devido à necessidade de manipulação anal para auxílio da evacuação ou, ainda, pela adoção de posturas bizarras para se consegui-la.

Este problema acomete com mais freqUência o sexo feminino e torna-se mais prevalente com o decorrer da idade. Tem diversas causas, desde as congênitas até as adquiridas, tais como dieta inapropriada, doenças neurológicas e endocrinológicas, Chagas, Anismo, Descenso Perineal ou Retocele. Trata-se de valorizado sintoma na investigação do câncer intestinal.

Devido à grande gama de fatores causais, envolve amplo arsenal diagnóstico, sejam morfológicos (colonoscopia, enema opaco) ou estudos funcionais (Manometria Anorretal, trânsito colônico, defecografia), que são indicados de acordo com o raciocínio clínico. O tratamento varia entre mudanças no estilo de vida, Biofeedback por Manometria (reaprendizado da evacuação) ou até cirurgias."
Shirlane Frutuoso Malheiros

Shirlane Frutuoso Malheiros

CRM-PB: 5668

Especialidade: Coloproctologista

Mais artigos de Shirlane Frutuoso Malheiros