A- A+

Artigos Médicos

Tatiana Almeida

Tatiana Almeida

CRM-PB: 6785 Especialidade: Otorrinolaringologia

Ouvidos: cuidado com o verão

Publicada em 06/01/2017 às 18h00

No verão, uma das grandes preocupações das mães é a inflamação dos ouvidos, conhecida como otite. O aumento da frequência de banhos de mar, piscina e chuveiros, nesta época, eleva o número de queixas de dores de ouvido, principalmente pelas crianças. Devido sua anatomia favorável, conduto auditivo externo mais curto e estreito, além de uma maior frequência de infecções de vias aéreas que nos adultos, os pequeninos são mais propensos a apresentarem essa doença. Mas, quando suspeitar? Quais os cuidados e tratamentos? Quando procurar um especialista?

As otites costumam acontecer após o contato por mais tempo da água nos ouvidos, como nos banhos. A umidade do ouvido favorece a irritação da pele, além de permitir uma maior proliferação de fungos e bactérias.

Os principais sintomas no quadro de otite são: dores de ouvido, muitas vezes iniciada de forma súbita; diminuição da audição temporariamente; febre; e, em alguns casos, secreção no local.

Alguns cuidados são essenciais para se prevenir a otite. Evitar a entrada de água nos ouvidos quando estiver na piscina, na hora do mergulho ou da natação. Não usar hastes flexíveis nas orelhas, pois elas podem retirar a cera protetora do ouvido e machucá-lo. Fazer a higienização dos ouvidos apenas com toalhas macias, após o banho, sem fricção ou manobras bruscas. Recomenda-se a vacinação das crianças contra o Haemophilusinfluezae e o Streptococcuspneumoniae, desta forma, adquire-se proteção imunológica contra infecções maiores como a otite média.

Ao primeiro sinal de dor no ouvido, podem-se administrar analgésicos orais, com o intuito de diminuir a dor e o desconforto. Evite colocar qualquer medicação dentro do ouvido sem orientação médica, pois o uso inadequado de determinadas drogas podem agravar os sintomas. Em caso de persistência ou piora dos sintomas, procure um otorrinolaringologista, que decidirá qual a melhor forma de tratamento.

Agora, aproveitem o verão com saúde!