• Início
  • Notícias
  • Com investimentos e expansão da rede própria, Unimed JP completa 52 anos

Notícias

Com investimentos e expansão da rede própria, Unimed JP completa 52 anos

Publicada em 15/12/2023 às 15h08

Ao longo dos seus 52 anos, a Unimed João Pessoa tem como foco principal cuidar da saúde dos paraibanos com humanização e qualidade Ao longo dos seus 52 anos, a Unimed João Pessoa tem como foco principal cuidar da saúde dos paraibanos com humanização e qualidade

Consolidada como a maior referência na saúde suplementar da Paraíba, a Unimed Pessoa completa 52 anos neste sábado (16) ainda mais sólida e com foco na sustentabilidade. Mesmo diante dos desafios enfrentados pelo setor nos últimos quatro anos, a Cooperativa segue crescendo, se modernizando e expandido seu negócio.

Vários fatores contribuíram para esse cenário desafiador e impactaram no sistema de saúde suplementar, como a pandemia e suas variantes; a economia brasileira; a transformação digital e as decisões da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aplicando reajuste negativo sobre os planos.

Mesmo Diante do difícil contexto, ações adotadas pela atual gestão da Unimed JP foram decisivas para um resultado expressivos da Cooperativa. Entre eles, o crescimento da carteira de clientes, a expansão da rede própria, a modernização da gestão, a inclusão de novas tecnologias no atendimento, a ampliação do relacionamento com o cliente e a valorização do médico cooperado com a distribuição de sobra.

“A Unimed JP se manteve firme apesar dos desafios dos últimos quatro anos para o sistema de saúde suplementar no país. Conseguimos manter a sustentabilidade da Cooperativa e seguimos com as propostas implementadas pela atual gestão, que inclui um projeto de reposicionamento da Cooperativa e expansão da rede própria para continuar como referência em saúde e atendimento de qualidade no Estado", destacou o presidente da Unimed João Pessoa, Gualter Lisboa Ramalho.

AMPLIAÇÃO

A gestão da Unimed JP já anunciou investimentos na ordem de R$ 350 milhões no projeto Cidade Unimed, maior complexo hospitalar do Estado. A Cidade Unimed terá uma nova estrutura construída no terreno de 8,1 mil metros quadrados, onde hoje funciona a Escola Estadual Raul Córdula, no bairro da Torre, por trás do Hospital Alberto Urquiza Wanderley. A previsão é que as obras comecem ainda no primeiro trimestre de 2024. Também deverá ser inaugurado, em breve, o Hospital Medical Unimed.

“Estamos investindo para ampliar a estrutura da nossa Cooperativa a fim de oferecer à população o que há de mais moderno nos melhores centros de saúde do mundo. Será mais tecnologia e conforto não apenas para nossos clientes, como para os médicos cooperados. O cuidado vai se multiplicar em atendimento e inovação”, disse Gualter Ramalho.

PAPEL SOCIAL E ECONÔMICO

Nessas mais de cinco décadas, a Unimed JP tem cumprido um importante papel social e econômico na Paraíba. São ações que vão além da assistência à saúde de qualidade para os clientes e da garantia do trabalho digno para os médicos. A Cooperativa gera aproximadamente 2 mil empregos diretos e inúmeros postos de trabalho indiretos através do montante que injeta na rede credenciada. No ano passado, foram mais de R$ 23 milhões de tributos municipais e federais recolhidos. A maior parte da receita é distribuída com ato médico, movimentando a economia local.

SEGURANÇA

Para garantir uma assistência de qualidade e segurança aos 167 mil clientes, a Cooperativa conta com a maior e mais completa rede de atendimento médico-hospitalar privada da Paraíba. São 1800 médicos cooperados, dois hospitais próprios (Hospital Pediátrico Unimed e Hospital Alberto Urquiza Wanderley), duas unidades ambulatoriais, uma unidade de oncologia, uma maternidade, um espaço para terapias e reabilitação, uma unidade de atendimento domiciliar, serviços de saúde ocupacional e atendimento de emergência. Além disso, a rede credenciada possui diversos hospitais, clínicas, laboratórios e prontos-socorros.

PIONEIRISMO

A Unimed João Pessoa também tem sido decisiva para o avanço da medicina no Estado. Com a estrutura oferecida em sua rede própria de atendimento - que inclui o Hospital Alberto Urquiza Wanderley, referência em alta complexidade e onde foram realizados os primeiros transplantes de coração e fígado na Paraíba.

Nessa longa trajetória, segue com sua jornada de transformação digital, incorporando inovações tecnológicas nas áreas de assistência médica e de promoção da saúde. A Cooperativa tem inovado em várias frentes como consulta on-line, experiência do cliente, uso de Inteligência Artificial, entre outras.

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Por ser uma cooperativa, a Unimed JP não se limita apenas a oferecer assistência à saúde aos clientes. Signatária do Pacto Global, ano passado, a Cooperativa reativou o Instituto Unimed João Pessoa, que promove iniciativas de responsabilidade socioambiental. Outra ação importante, envolvendo saúde e educação, foi a implantação do polo da Faculdade Unimed, em João Pessoa, que disponibiliza mais de 1.800 cursos.

HISTÓRIA

A Unimed João Pessoa foi fundada em 16 de dezembro de 1971 por um grupo de 106 médicos liderados pelo oftalmologista Alberto Urquiza Wanderley, que hoje dá nome ao maior hospital próprio da Cooperativa. Nos relatos, consta que não foi fácil, de início, motivar os colegas. Mas Urquiza era determinado e o sucesso de sua persistência pode ser constado, hoje, pela posição de liderança que a Unimed JP ocupa em todo o Sistema Unimed.