• Início
  • Notícias
  • Hospital da Unimed JP recebe certificação por cuidados nutricionais em UTIs

Notícias

Hospital da Unimed JP recebe certificação por cuidados nutricionais em UTIs

Publicada em 26/09/2023 às 17h08

Hospital se destacou nacionalmente por atender a todas as condutas que contribuem para o bem-estar clínico e nutricional dos pacientes de UTI Hospital se destacou nacionalmente por atender a todas as condutas que contribuem para o bem-estar clínico e nutricional dos pacientes de UTI

O Hospital Alberto Urquiza Wanderley (HAUW) recebeu mais um certificado relacionado à qualidade assistencial aos pacientes das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Desta vez, o reconhecimento veio da Sociedade Brasileira de Nutrição Enteral e Parenteral (Braspen) e da Nestlé, que avaliaram os protocolos de nutrição implantados.

Em todo o Brasil, apenas nove hospitais foram selecionados para participar da avaliação, entre instituições públicas e privadas. O Hospital Alberto Urquiza foi o único que atendeu a todos os requisitos da certificação, que se encontra na segunda edição.

Além da certificação, as equipes multidisciplinares que atuam nas UTIs receberam uma consultoria com especialistas em terapia nutricional convidados pelos avaliadores.

COMO FUNCIONOU

Especialistas da Braspen e da Nestlé discutiram casos clínicos e avaliaram condutas como o cuidado com os pacientes que utilizam sonda ou acesso venoso para se alimentar e o manejo nutricional para adaptação de dietas de acordo com o quadro clínico do paciente. Essas condutas contribuem para evitar problemas como desidratação, lesões na pele e maior tempo de internação, entre outros quadros de piora do estado de saúde.

RECONHECIMENTO

As Unidades de Terapia Intensiva do Hospital Alberto Urquiza Wanderley são referência em segurança e qualidade assistencial. Em julho, as UTIs receberam os selos de eficiência e alta performance, concedidos pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e pela Epimed Solutions, empresa credenciada e especializada na avaliação de indicadores.

A UTI Cardiocirúrgica recebeu o certificado Top Performer, pelo segundo ano consecutivo, e é a única da Paraíba com esse reconhecimento, estando entre as 22 melhores do país. Já as UTIs Geral e Clínica (1 e 2) foram certificadas com o selo Eficiente.

Na semana passada, as unidades receberam uma certificação concedida pela Agência Estadual de Vigilância Sanitária da Paraíba (Agevisa-PB) pelas boas práticas de segurança do paciente e por aderir a 100% dos indicadores de qualidade para esse tipo de assistência. Esses indicadores seguem um padrão internacional para garantir a qualidade assistencial.