Artigos Médicos

Ereção prolongada é doença

Publicada em 22/03/2013 às 16h32

O homem que apresenta uma ereção contínua, dolorosa, sem desejo sexual associado e com duração maior que 6 horas pode estar com uma condição patológica denominada de PRIAPISMO.

A ereção causada pelo priapismo pode surgir a qualquer momento e não se resolve com relação sexual, devendo o paciente procurar um hospital assim que perceber que algo está diferente do seu normal. O priapismo pode acontecer em qualquer idade e até mesmo em homens sexualmente impotentes.

Existem dois tipos de priapismo: o de alto fluxo, que decorre de traumatismos penianos ou perineais, e o de baixo fluxo, que é o tipo mais frequente. O priapismo de baixo fluxo tem esse nome porque o sangue entra no pênis, mas sai com dificuldades, e isso geralmente ocorre por obstrução das veias que drenam o sangue. Com isso, começa a haver falta de oxigênio e acúmulo de gás carbônico no interior do pênis, situação que pode danificá-lo e causar impotência sexual grave, principalmente se a ereção contínua ultrapassar 12 horas seguidas, motivo pelo qual o tratamento deve ser realizado o mais rápido possível.

As principais causas de priapismo são anemia falciforme, neoplasias hematológicas como a leucemia, antipsicóticos (clorpromazina), antidepressivos (trazodona), anticoagulantes, cocaína e outras mais raras. Comprimidos para disfunção erétil não causam priapismo.

Recentemente, atendi um caso de priapismo com duração de 19 horas, cuja história completa está relatada no meu site pessoal: www.doutoraranha.com.br.

 

Alexandre Aranha Trigueiro

Alexandre Aranha Trigueiro

CRM-PB: 4928

Especialidade: Urologia

Mais artigos de Alexandre Aranha Trigueiro