Artigos Médicos

Conjuntivites

Publicada em 23/11/2012 às 14h

Chegando o verão e com ele algumas doenças da estação, que podem comprometer em especial os olhos. São as chamadas conjuntivites epidêmicas.

A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva, membrana transparente que envolve a porção branca do globo ocular e a parte interna das pálpebras. Ela pode ser causada por agentes infecciosos, como vírus e bactérias, ou ser de origem alérgica. No caso de infecção, esta ocorre pelo contato com objetos contaminados, convívio com pessoas infectadas em ambientes fechados e de pouca circulação do ar, banhos em piscinas com águas maltratadas ou praias poluídas.

A apresentação da conjuntivite é bastante variável, sendo que em algumas pessoas o quadro é mais brando, com hiperemia, prurido, lacrimejamento e sensação de corpo estranho, enquanto que em outras, além desses sintomas, pode ocorrer inchaço nas pálpebras, hemorragia, secreção, embaçamento visual e sensibilidade à luz. Existe uma diferença básica que distingue a conjuntivite viral da bacteriana, que é a secreção amarelada ou esverdeada, presente nas infecções por bactérias.

O tratamento da conjuntivite vai depender de sua etiologia, daí a importância do especialista, pois o tratamento inadequado pode agravar ou retardar a cura. No geral, as conjuntivites virais são tratadas com colírios lubrificantes e compressas geladas e sua evolução pode durar cerca de 15 dias. Se houver contaminação por bactéria, é necessário acrescentar colírios com antibióticos, evoluindo normalmente por 7 dias.

Além disso, são necessários os cuidados para evitar contaminação de outras pessoas, tais como: lavar as mãos frequentemente ou limpá-las com álcool em gel, usar lenços de papel, ter cuidados com higiene pessoal e uso de toalhas e roupas de cama, higienizar objetos de uso comum tais como telefone, teclados, controle remoto etc.

O calor, o tempo seco e a aglomeração de pessoas favorecem o surgimento de conjuntivites no verão. Por isso, esteja atento e tome os cuidados necessários para evitar doenças e aproveitar bastante a mais festejada estação do ano.

Astrid Vasconcelos dos Santos

Astrid Vasconcelos dos Santos

CRM-PB: 4656

Especialidade: Oftalmologista

Mais artigos de Astrid Vasconcelos dos Santos