Artigos Médicos

Proteção ocular e radiação ultravioleta

Publicada em 07/12/2003 às 00h

"Os raios ultravioleta (UVA e UVB) são ondas eletromagnéticas luminosas invisíveis aos olhos, sendo emitidos pela luz solar, lâmpadas fluorescentes, monitores de vídeo etc. Algumas condições predispõem a uma maior exposição das pessoas aos efeitos da radiação UV, tais como regiões elevadas, proximidades com a região equatorial e áreas com superfície de grande reflexão de luz, como a neve, areia, águas e pavimentação, nos dias de sol ou nublado.

A exposição prolongada à radiação, sem proteção adequada, pode resultar em injúrias da superfície ocular com lesões nas pálpebras, inflamações na córnea, desenvolvimento de pterígio (carnosidade) e de cataratas, queimaduras na retina e formação de membrana macular, principalmente em afácicos (sem implante de lente intra-ocular após cirurgia de catarata).

A proteção ocular se faz necessária através do uso de lentes com filtros que bloqueiam 100% dos raios UVA e UVB. Esta proteção deve ser aplicada nas lentes para óculos, em lentes de contato e em lentes intra-oculares utilizadas em cirurgias de catarata. Além dessa barreira de proteção, vários outros cuidados podem ser tomados na confecção de uma lente, propiciando maior conforto visual e melhor estética dos óculos. Entre eles, uso de lentes com bloqueio para luz azul, lentes polaróides, fotocromáticas, espelhadas, com tratamento anti-reflexo e armações com lentes protetoras laterais.

Na hora de escolher seus óculos consulte seu oftalmologista e não deixe que a economia sem critérios cause prejuízo visual no futuro, pois mesmo que as lentes apresentem garantia de proteção antiUVA e UVB alguns cuidados devem ser observados, tais como qualidade óptica, material utilizado, tipo de armação etc."
Astrid Vasconcelos dos Santos

Astrid Vasconcelos dos Santos

CRM-PB: 4656

Especialidade: Oftalmologista

Mais artigos de Astrid Vasconcelos dos Santos