Artigos Médicos

Excesso de cera nos ouvidos

Publicada em 07/09/2008 às 00h

Dentre as consultas otorrinolaringológicas, o excesso de cera nos ouvidos é uma das patologias mais comuns.

Trata-se de patologia pessoal, apenas a alguns é que tal graça se consente. Sendo assim, não existe um tratamento preventivo e sim de resolução (remoção).

A cera ajuda a matar os germes e a proteger o conduto auditivo, no entanto, em certas circunstâncias ocorre um acúmulo anormal dela, formando um verdadeiro tampão e ocasionando surdez. Diversas razões levam ao problema, tais como conduto auditivo estreito e tortuoso, uso indevido de cotonetes, entrada de água...

Nestes casos, o excesso de cera deve ser removido por um médico otorrinolaringologista através de lavagens, aspirações ou com instrumentos específicos.

Alertamos que, em hipótese de haver perfuração timpânica, a lavagem não é a melhor recomendação, pois poderá levar a infecções como as otites médias agudizadas.

De quando em quando, chegam aos nossos consultórios procedimentos de lavagem de ouvido realizados por pessoas leigas e despreparadas para tal.

É preciso dizer que só o médico pode se certificar das condições da cera, do conduto auditivo e da membrana timpânica antes de utilizar a técnica planejada.
José Leidson de Almeida Holanda

José Leidson de Almeida Holanda

CRM-PB: 3307

Especialidade: Otorrinolaringologista

Mais artigos de José Leidson de Almeida Holanda