A- A+

Artigos Médicos

Thiago Lins Almeida

Thiago Lins Almeida

CRM-PB: 5878 Especialidade: Oncologia clínica

Dia Mundial de Luta Contra o Câncer na era covid-19

Publicada em 05/05/2020 às 13h56

Os dias atuais nos convidam à urgência em combater o COVID-19. Ao mesmo tempo, esta Era também nos traz um novo desafio: como nos comportar diante do risco de cânceres que não respeitam quarentena?

Sabemos que, em futuro breve, retomaremos nossas vidas e famílias. Nesse sentido, é necessário reafirmar que, na luta contra o câncer, sempre prevalecem a prevenção primária, o diagnóstico precoce e o tratamento interdisciplinar na busca de soluções para retomada da saúde. Assim, devemos manter a prática da alimentação saudável, nos abastecer com atividade física diária e buscar o equilíbrio com saúde mental, especialmente em domicílio durante a quarentena. De outro modo, os exames complementares de rastreamento, diagnóstico precoce e vigilância pós-tratamento mantém sua importância, e devem ser realizados conforme estabelecidos pelo seu médico.  

No combate ao câncer, algumas simples ações também são muito importantes:

1.       Você já comunicou a seu médico que está bem ?

2.       Você já recebeu a vacina contra gripe ?

3.       Você já planejou a continuidade das consultas e do tratamento ?

Para todos, mantenha boa distância entre as pessoas, evite contato com pessoas gripadas ou resfriadas e ambientes hospitalares fechados. E, em especial, para aqueles que precisam manter o tratamento oncológico, organize sua agenda e programe seu tratamento com seu médico. Evite sair de casa desnecessariamente, evite compartilhar talheres e copos, não toque olhos, boca e nariz, aumente a frequência em higienizar as mão com água e sabão.

Acima de tudo, mantenhamos a serenidade e a tranquilidade. Sabemos tudo é passageiro e prevalecerá a vida.