Artigos Médicos

Precisamos voltar a combater o câncer

Publicada em 04/06/2021 às 13h19

Prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce são leis consolidadas para combater o câncer de pele; de mama e ginecológico nas mulheres, além do câncer de próstata, digestivo e pulmão nos homens.  
Entretanto, a pandemia covid-19 desequilibrou nossos hábitos físicos, alimentares e psicológicos, além de reduzir as consultas clínicas, os tratamentos e os diagnósticos novos de câncer, previamente já estimados em 1740 novos casos de próstata e 1120 novos casos de câncer de mama, apenas em 2020, na Paraíba.  
Em todo o país, estima-se uma redução em 35% na realização do PSA, um declínio de 50% das mamografias de rastreamento e ausência em 37% nas colonoscopias. Cerca de 50 a 90 mil pessoas deixaram de fazer biópsias.  
Acontece que o risco e o desenvolvimento do câncer não aguardarão a resolução desta pandemia, permitindo seu crescimento a estágios mais avançados e críticos. Isto demandará tratamentos mais complexos e mais caros, com impacto na qualidade de vida.
Lembre-se que os exames de rastreamento e biópsias são para confirmar a “ausência” de câncer. Se não os realizarmos periodicamente, poderemos perder a chance real de cura e seremos surpreendidos pela doença.  
Atualmente, todos os serviços credenciados já estão protegidos com protocolos contra covid-19. Nesse sentido, não adie sua própria proteção, agende sua avaliação e realize seus exames de rastreamento periódico contra o câncer. O propósito é promover sua vida com saúde.
 

Thiago Lins Almeida

Thiago Lins Almeida

CRM-PB: 5878

Especialidade: Oncologia clínica

Mais artigos de Thiago Lins Almeida