Notícias

Homenagem a médicos fundadores marca os 43 anos da Cooperativa

Publicada em 17/12/2014 às 17h38

Durante a solenidade, o presidente Alexandre Magno fala aos convidados Durante a solenidade, o presidente Alexandre Magno fala aos convidados

Os 106 médicos fundadores da Unimed João Pessoa receberam homenagem durante a comemoração dos 43 anos da Cooperativa. A solenidade aconteceu na noite da terça-feira (16) na sede administrativa, no bairro da Torre.

Clique aqui para ver fotos da solenidade.

Durante a cerimônia, que contou ainda com a presença de diretores, familiares e funcionários, o presidente da Unimed João Pessoa, Alexandre Magno Pimentel, destacou o significado especial da data e fez referências aos profissionais que, no dia 16 de dezembro de 1971, apostaram na proposta inovadora do cooperativismo, fundando a Unimed João Pessoa.

"Esse sonho não foi sonhado sozinho. Ele foi compartilhado com 106 médicos que o tornaram viável, que internalizaram essa ideia do médico Alberto Urquiza. Sem esse apoio, o projeto não teria se materializado", disse o presidente. E completou: "A Unimed João Pessoa, na nossa administração, sente-se obrigada a homenagear os médicos e materializar esse sentimento colocando em uma placa o nome de todos que participaram ativamente desse processo".

Alexandre Magno aproveitou o momento para falar dos serviços exclusivos prestados aos mais de 140 mil clientes pela maior operadora de plano de saúde da Paraíba. Além da sede, dos hospitais Alberto Urquiza Wanderley e Moacir Dantas, do Espaço Viver Melhor e das ações materializadas na assistência à saúde, a Cooperativa, segundo ele, também aposta na responsabilidade social quando patrocina o Coral Jovem Unimed João Pessoa, formado por meninos e meninas de comunidades carentes. "Por isso, fiz questão de trazê-los para se apresentarem nesta solenidade", afirmou.

Ele disse ainda que, hoje, a Unimed João Pessoa vive um momento de resgate do espírito cooperativista, estimulando a participação dos cooperados nas decisões da Cooperativa, tendo como princípio a transparência na gestão.

Já o diretor financeiro, Demóstenes Paredes Cunha Lima, registrou a satisfação em vivenciar a comemoração da fundação da Cooperativa e lembrou que teve a oportunidade de conviver com alguns dos homenageados em sua vida profissional.

CORAL E DOCUMENTÁRIO

A solenidade contou com a apresentação do Coral Jovem Unimed João Pessoa, que encantou a diretoria e os convidados, com um repertório natalino. Também foi exibido um documentário contando a história da criação da Cooperativa, idealizada em 1971 pelo médico oftalmologista Alberto Urquiza Wanderley, falecido em 1987, e apoiada por alguns profissionais que acreditaram no sonho de oferecer aos paraibanos uma assistência médica de qualidade. O vídeo trouxe, ainda, depoimentos dos fundadores e de cooperados que participaram de alguns dos momentos mais marcantes da Unimed JP nesses 43 anos de história.

Representando os médicos fundadores, o anestesiologista José Zuca Moreira Lustosa, que foi presidente da Unimed João Pessoa no início da década de 1980, agradeceu a homenagem da atual direção e fez um relato sobre fundação da Cooperativa. Ele destacou a prestação de serviço e os avanços tecnológicos ao longo desses anos. "A Unimed João Pessoa me deixa vaidoso por ser uma empresa respeitada e prestar grandes serviços à sociedade", comentou.

Em poucas palavras e com a voz embargada pela emoção, a viúva do oftalmologista Alberto Urquiza Wanderley, Ana Teresa Wanderley, agradeceu e disse estar muito feliz com o tributo prestado pela direção aos médicos fundadores. "Com essa homenagem, a diretoria soube reconhecer o ideal cooperativista", ressaltou. Sobre Urquiza, Ana Teresa foi enfática: "era um homem futurista e, acima de tudo, empreendedor, que tinha o objetivo de prestar um melhor serviço de saúde à população".

Ao final da solenidade, o presidente Alexandre Magno e o médico gastroenterologista José Eymard Moraes fizeram o descerramento da placa, afixada na entrada da sede, com homenagem aos 106 médicos fundadores. Com essa deferência, de acordo com Alexandre Magno, a Unimed João Pessoa torna público o reconhecimento aos profissionais que ajudaram a construir a história da medicina paraibana com trabalho, dedicação, respeito e ética.

HISTÓRIA

O oftalmologista Alberto Urquiza Wanderley liderou o grupo de médicos que fundou a Unimed João Pessoa em 1971. Depois de ler um artigo em uma revista médica que contava a experiência da primeira Unimed, criada em Santos (São Paulo), Urquiza passou a alimentar a ideia de seguir o exemplo em João Pessoa.

Em princípio, encontrou várias dificuldades. Uma delas foi convencer as pessoas a serem clientes de uma cooperativa que não conheciam. Mas, com muitos médicos de renome aderindo ao projeto, essa dificuldade foi superada.

A adesão desses médicos foi fundamental para a cooperativa se desenvolver. Finalmente em 16 de dezembro de 1971, a Unimed João Pessoa foi fundada com 106 médicos, que acreditaram na iniciativa.

LEIA TAMBÉM

Médicos recordam o passado e apostam nos avanços da Cooperativa

Unimed JP completa 43 anos consolidada como líder de mercado

Unimed JP realiza solenidade para comemorar 43 anos de fundação