Artigos Médicos

As disfonias

Publicada em 07/12/2012 às 14h

A disfonia, popularmente conhecida pelo termo rouquidão, é a redução ou alteração da qualidade vocal, muito encontrada hoje em dia em nossos consultórios. Muitas vezes devido ao abuso vocal, no caso dos profissionais da voz, ou mesmo pelo exagero em seu uso quando em festas e nos hábitos esportivos. Muitas outras vezes pelos traumatismos locais, agressão ou acidentes que atingem a região do pescoço, laringe ou, mais precisamente, a região da cartilagem tiroideana.

Encontramos também a rouquidão em crianças, quando está acontecendo o abuso vocal na escola ou devido a alguma alteração congênita, isto é, desde o nascimento.

O diagnóstico preciso é fundamental, até porque fica mais fácil de instituir o tratamento adequado e com maiores chances de melhora ou de cura. Esse diagnóstico é bem definido com os exames videolaringoscópicos, que irão mostrar com qualidade a situação anatômica e funcional das pregas vocais.

A maioria dos processos de disfonia é tratada com repouso vocal, anti-inflamatórios e antialérgicos, além do importante concurso da fonoterapia com a intenção de reeducar o uso da voz orientando o paciente a uma correta empostação vocal. Nos casos em que existem os pólipos, cistos e demais alterações anatômicas localizadas nas pregas vocais, nós ainda dispomos da microcirurgia de laringe que apresenta elevada taxa de resolutividade.

A principal orientação é do cuidado com os exageros vocais e quando uma disfonia persiste por mais de uma semana é aconselhável procurar seu otorrino de confiança!

Marcus Sodré

Marcus Sodré

CRM-PB: 4940

Especialidade: Otorrinolaringologista

Mais artigos de Marcus Sodré