Artigos Médicos

Poluição Sonora

Publicada em 05/06/2005 às 00h

Caros amigos, observamos a cada dia um fenômeno cultural que está se transformando em problema de saúde pública: a poluição sonora! O barulho está disseminado em nossa cidade! No nosso comércio com certas lojas colocando caixas de som amplificadas nas calçadas, nos bares e restaurantes, em automóveis superequipados, carros de som e trios elétricos, nas igrejas e templos, casas de show e festas de rua, nos bairros e no centro não há espaço para o silêncio.

Todos nós sabemos que o ouvido humano apresenta sensibilidade à exposição sonora, sensibilidade esta que vai depender da predisposição individual, de sua intensidade e repetição. Além disso, o barulho submete as pessoas ao estresse.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (3218-9208 - plantão) recebe cerca de 400 denúncias de poluição sonora por mês. A partir delas, são abertos processos cujas penas podem variar, segundo a legislação, de 1 a 4 anos de reclusão e/ou multas (lei ambiental 9605/98).

Com a intenção de educar para depois poder coibir, será realizado o I Fórum de Discussão sobre Poluição Sonora, no próximo sábado, dia 11, no auditório do Sebrae, em João Pessoa. Coordenado pela prefeitura da Capital (3218-9208), o evento contará com palestras, discussão e oficinas.

O Fórum tem o apoio da Associação Médica da Paraíba e da Associação Paraibana de Otorrinolaringologia. Convidamos as entidades interessadas e sociedade civil organizada a nos ajudar nesta nova cruzada pelo direito ao silêncio.

O lema da campanha: Não sou do barulho!"
Marcus Sodré

Marcus Sodré

CRM-PB: 4940

Especialidade: Otorrinolaringologista

Mais artigos de Marcus Sodré