Artigos Médicos

Sinusites, rinites e obstrução nasal

Publicada em 15/05/2015 às 17h

As doenças que atingem o nariz e as cavidades paranasais (seios da face) estão presentes durante todos os meses do ano. Porém, o número de crises aumenta em nossa região quando entramos no mês de maio devido às características climáticas dos meses mais frios do ano.

Os quadros de obstrução nasal e dor facial, secreção e espirros, coriza e voz fanhosa se intensificam e fazem com que os consultórios ligados ao sistema respiratório fiquem lotados com nossos usuários em busca de melhoras para suas doenças.

Geralmente, aconselho aos pacientes que a melhor conduta é a prevenção a fim de evitar as crises mais fortes, buscando seus especialistas antes de elas aparecerem e tomando, desde já, algumas medidas simples e eficientes:

01 - Limpeza nasal ou nebulização pelo menos por duas vezes ao dia com solução de soro fisiológico 0.9%. Deve-se ter o cuidado de manter o soro guardado na geladeira, mas devemos aquecer suavemente a quantidade que for usar antes de aplicar no nariz.

02 - Medidas de cuidado ambiental, evitando exposição aos choques térmicos e aos ambientes com mofo ou muita poeira, que, nesta fase do ano, estão mais úmidos e cheios de ácaros.

03 - Fazer uma inalação caseira com folhas de eucalipto ou folhas de colônia, de suave intensidade, à noite antes de deitar, por duas e três vezes na semana. Deve-se "cheirar" o vapor que sai do recipiente na qual foram fervidas as folhas e que foi levado para o quarto, não devendo mais sair desse ambiente por, pelo menos, duas horas após a inalação.

Com medidas simples, é possível manter a saúde e passar bem a época que culmina com os festejos juninos! Saúde e Paz!

 

Marcus Sodré

Marcus Sodré

CRM-PB: 4940

Especialidade: Otorrinolaringologista

Mais artigos de Marcus Sodré