Artigos Médicos

Obstrução nasal

Publicada em 20/09/2013 às 17h

O sistema respiratório ocupa importante papel em nossa vida. Esse papel se reveste de importância tão grande que respirar é praticamente o primeiro ato de nossa vida, isto é, ao nascer o bebê aspira o ar e, em seguida, é que chora!

Através da respiração controlada e ritmada é que muitos budistas e demais praticantes de meditação e ioga encontram saúde e equilíbrio e, partindo daí, procuro chegar ao tema em questão, que é o papel do nariz e os malefícios da obstrução nasal.

O nariz e suas estruturas internas são responsáveis pela filtração, condicionamento, aquecimento e umidificação do ar inspirado, além da bênção do olfato, que se destaca entre os nossos diversos sentidos especiais.

A obstrução nasal vem desarmonizar essas funções, acarretando a respiração bucal e consequente desvio do fluxo de ar para boca, trazendo a sensação de boca seca, crises frequentes de amígdalas, faringite ou laringite, roncos e facilitando a retenção de secreções ao nível das cavidades nasais e paranasais, levando às dores faciais e rinossinusites.

A sensação do nariz obstruído leva, invariavelmente, ao uso de gotas nasais descongestionantes que trazem grande alívio, porém seu efeito é transitório e seu uso facilmente se transforma em \"vício\" porque se torna cada vez mais intenso!

Existem tratamentos efetivos para corrigir a obstrução nasal, seja através de medicações ou através de cirurgia interna no nariz, sem cortes externos e de pequeno risco, porém o mais importante é que não viva com o nariz obstruído, pois respirar bem é bem viver!

Marcus Sodré

Marcus Sodré

CRM-PB: 4940

Especialidade: Otorrinolaringologista

Mais artigos de Marcus Sodré