Artigos Médicos

Câncer de glândula salivar

Publicada em 10/01/2014 às 17h

As glândulas salivares são divididas em maiores (parótidas, submandibulares e sublinguais) e menores, mucosecretoras, localizadas abaixo da mucosa do trato aéreo digestivo superior. Essas estruturas, importantes para o processo digestivo, entre outras funções, podem ser local de ocorrência de cânceres de cabeça e pescoço, oriundos das próprias glândulas, ou sítios de metástases de outras localidades. Estas neoplasias malignas representam em torno de 5% dos tumores da cabeça e pescoço.

Pouco se sabe acerca das causas destes cânceres, porém considera-se a exposição à radiação com o fator de risco mais conhecido, seguido de outros fatores como virais (EBV), ocupacionais (manufatura de borracha, compostos de chumbo e níquel, pó de madeira). O sexo feminino é afetado com maior frequência e maior incidência entre 45 e 60 anos de idade.

Na maioria dos casos, o paciente apresenta um nódulo (caroço) na região da glândula salivar acometida, inicialmente, não doloroso, único. Nos casos mais avançados, evolui com dor, dificuldade para abrir a boca, úlceras na face ou pescoço, paralisia de nervos e aumento do tamanho.

A ultrassonografia é o exame de escolha para iniciar a investigação clínica, sendo necessária uma biópsia por punção para diagnóstico e planejamento terapêutico. Em estágios mais avançados, pode ser necessária a tomografia computadorizada, ou Ressonância Nuclear Magnética. O PET-Scan não tem se mostrado muito útil na investigação inicial, porém não pode ser descartado em caso de avaliação de recidivas tumorais.

O tratamento é cirúrgico na grande maioria dos casos, seguido ou não de radioterapia e vai depender do tipo histológico do tumor, comportamento biológico e estágio da doença. O prognóstico também está relacionado a esses fatores, como também à localização do tumor.

A odontologia é uma profissão extremamente importante na detecção precoce destas lesões. Em caso de suspeita de tumor, o paciente deve procurar de imediato o Oncologista Cirurgião de Cabeça e Pescoço. Diagnóstico e tratamento precoce são as maiores armas contra o câncer!

 

Victor Perrusi

Victor Perrusi

CRM-PB: 5803

Especialidade: Cirurgia de Cabeça e Pescoço

Mais artigos de Victor Perrusi