Artigos Médicos

Como você se vê?

Publicada em 18/07/2014 às 17h

Recentemente, tive a surpresa de rever um paciente meu, adolescente, que teve câncer na órbita, que é uma região da face, onde se encontra o olho. Esse garoto veio do Amapá com um tumor avançado, sentindo muita dor na cabeça, em puro desespero! Ele foi acompanhado por uma equipe multidisciplinar completa, da qual faço parte, sendo submetido, por mim, a uma cirurgia radical, que resultou na perda de várias estruturas, dentre elas o seu olho, restando-lhe apenas um. Mas por que trago esse fato? Qual a importância dele para o caro leitor?

Esse garoto veio, na consulta de retorno, com uma alegria que não se pode mensurar e eu me perguntava: Como um garoto que passou por tudo isso pode estar tão alegre? Como um garoto que teria perdido a vaidade, tendo apenas um olho, poderia estar sorrindo? Perguntei a ele: - Você está feliz? E ele me respondeu: - Lógico, doutor! Estou sem dor! Não sinto mais nada! Incrível a "mão de Deus" nas pessoas! Por fim , ele me diz: - Dr., passei no vestibular de Direito!

Eis mais um exemplo de que seus resultados dependem da sua atitude. Quantas pessoas têm todas as circunstâncias a favor para que possam conseguir seus objetivos, mas criam todos os tipos de desculpas para os insucessos? O nosso amigo, com apenas um olho, em tratamento para câncer, com um rosto mutilado, estava feliz e aprovado no vestibular de Direito!

O livro "Você faz a diferença", de John C. Maxwell, fala: "Sua atitude dá cor a cada aspecto da sua vida. É como um pincel da mente", ou seja, aquilo que você focaliza, torna-se verdade, torna-se atitude, torna-se a pintura daquilo que imaginamos, pois, caso contrário, não passa de mera fantasia e o poder de torná-la realidade está em você e em somente você!

O nosso amigo não se acovardou pelas circunstâncias e mostrou a todos que o impossível está na nossa mente e quando temos fé, foco, quando acreditamos de verdade que algo pode ser feito, esse algo acontecerá. Como escreveu o poeta John Milton: "A mente é um lugar em si mesma e pode fazer do inferno um céu e do próprio céu um inferno". Faça da sua vida o seu "céu", mostre ao mundo que você tem sua parcela de importância, e, principalmente, mostre a você que VOCÊ pode! Seja aquilo que você sonha ser e, independentemente das suas escolhas, faça o melhor, mas lembre-se que elas e sua atitude definirão quem você é!

Pense nisso!

Victor Perrusi

Victor Perrusi

CRM-PB: 5803

Especialidade: Cirurgia de Cabeça e Pescoço

Mais artigos de Victor Perrusi