Artigos Médicos

Neuroestimulação em cirurgia de tireoide

Publicada em 12/06/2015 às 17h

A tireoidectomia é o nome dado à cirurgia da glândula tireoide, podendo ser total ou parcial, a depender da patologia da paciente, seja por câncer, seja por outras causas. Na realização do procedimento cirúrgico, deve-se ter muita atenção com os nervos laríngeos, relacionados com a voz. Esses nervos localizam-se numa relação anatômica muito próxima à glândula tireoide e são sensíveis a manipulação, tanto deles como das estruturas próximas a eles.

Uma das possíveis sintomatologias após a cirurgia da tireoide é a ocorrência de disfonia (rouquidão), que pode ser temporária ou permanente a depender do grau de agressão aos nervos laríngeos. No intuito de minimizar as chances de ocorrência de lesão do nervo, pode ser usada a neuroestimulação fisiológica dos nervos laríngeos no decorrer da cirurgia, procedimento onde se posiciona eletrodos no tubo orotraqueal, que vai ser usado na anestesia geral, acoplados a um monitor como também estimuladores dos nervos usados diretamente no campo cirúrgico.

Com isso, identifica-se de forma mais rápida, eficaz e segura diminuindo-se a manipulação da região, levando a uma menor chance de disfonia pós-operatória. Cabe ao cirurgião de cabeça e pescoço a avaliação e indicação do método. Experiência e tecnologia são fortes aliadas nos melhores resultados para os pacientes.

Victor Perrusi

Victor Perrusi

CRM-PB: 5803

Especialidade: Cirurgia de Cabeça e Pescoço

Mais artigos de Victor Perrusi