Artigos Médicos

Dia do Pediatra

Publicada em 19/07/2013 às 17h

No dia 27 de julho é celebrado o Dia do Pediatra. A data é uma alusão ao dia de fundação da Sociedade Brasileira de Pediatria, em 1910. Esta é uma profissão mais que especial, pois são médicos capazes de amar e cuidar como pais de seus pacientes.

O pediatra é uma figura importante em todas as fases do desenvolvimento da criança: da assistência em sala de parto ao nascimento, nas orientações da vacinação, aleitamento, crescimento, comportamento e outros através da consulta de puericultura, que contempla o \"follow up\" do recém-nascido até os 19 anos. É um especialista vocacionado, que interpreta as necessidades de crianças e adolescentes e atua, primordialmente, na prevenção de doenças e na promoção de ações de saúde, exercendo com excelência a medicina numa fase de maior vulnerabilidade do indivíduo. A criança não é um adulto em miniatura. A complexidade e as especificidades próprias da criança em desenvolvimento requerem conhecimentos amplos, tempo, dedicação, compromisso e posturas humanísticas numa visão integral do cliente.

A pediatria, no entanto, é vista como uma especialidade em extinção devido à baixa remuneração e ausência de procedimentos. Tem sido uma opção de poucos, que têm feito a diferença na assistência em nosso país. A postura, o profissionalismo e o caráter humanitário do pediatra quebraram todos os paradigmas no cenário da saúde atual, pois é exercida por médicos vocacionados que exercem o juramento em que é dito:

\"Prometo que dedicarei à criança minha ciência, minha arte e meu amor. E se a ciência e a arte me faltarem, prometo que meu amor nunca faltará. Prometo que farei pela criança que me é confiada o que faria pelo meu filho. E, assim, minha consciência de nada me acusará e poderei dormir o sono dos justos\".

Como pediatra, sabemos que todo dia será Dia da Criança em nossos corações. E seremos gratos e reconhecidos pelo muito que cada criança sadia ou doente nos ensinar no decorrer dos anos. Cercaremos o nosso trabalho do maior rigor científico, compreensão e respeito às nossas crianças e seus pais e seremos incansáveis na luta por uma infância saudável e digna para todos.

 

Alexandrina Cavalcanti Lopes

Alexandrina Cavalcanti Lopes

CRM-PB: 3695

Especialidade: Pediatria

Mais artigos de Alexandrina Cavalcanti Lopes